segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Lideranças do futuro


O fim de semana é sempre muito agitado em Pomerode. Não acredita? Então dê uma espiadinha na agenda aí em baixo. Nos revezamos em três pessoas para dar conta de quase tudo. Enquanto a Sabrina percorre os campos de futebol e quadras de vôlei, a Francielli foi a uma festa de Rei e Rainha (post anterior), e como ela mesma já comentou, foi “diferente”.
Eu acompanhei o 4º Encontro de Jovens Líderes, promovido pelo Rotary Club de Pomerode em parceria com Secretaria Municipal de Educação, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e algumas empresas. O objetivo do encontro- anual - é treinar jovens de 13 a 16 anos para que desenvolvam habilidades de liderança, cidadania e crescimento pessoal.
É muito gratificante ver esses jovens reunidos em torno de temas como o consumo consciente de água, ecologia, discutindo valores éticos e cívicos; sendo que a discussão os leva ao engrandecimento pessoal. Engrandecer um jovem é criar multiplicadores de idéias positivas.
Foram ofertadas 5 vagas por escola do município, sendo escolhidos os alunos que se destacam positivamente em sala.
O encontro durou o sábado (de sol!) inteiro e os jovens tiveram a oportunidade de ouvir palestras de voluntários (psicólogos, empresários) e muitas dinâmicas.
Para otimizar o evento o pessoal do Rotary Club trouxe o palhaço Biribinha que falou coisas muito sérias com sua graça habitual. Falou de questões importantes como a vocação, a perseverança, e como se manter afastado das drogas. Assuntos que atingem os jovens e que podem causar muitas dúvidas.
Ao final do encontro os rotarianos se colocaram a disposição dos jovens para que os procurem em caso de dúvidas. São agora co-participativos da vida daqueles a quem treinaram.
Parabéns a todos, rotarianos e jovens líderes! Por Heike Weege

Nenhum comentário: