terça-feira, 25 de novembro de 2008

SERVIÇO



BOLETIM OFICIAL 02/2008 - 18h30

CENTRAL DE ATENDIMENTOS: 73 atendimentos recebidos, sendo 41 encaminhados; 15 resolvidos e 17 pendentes. A Central está preenchendo a “Avaliação de Danos – AVADAN” para ser enviada à Defesa Civil Nacional e do Estado de Santa Catarina para posterior recebimento dos recursos. Hoje foi realizado o trabalho de campo da região norte (do Alto da Serra até o Centro). Os trechos abertos nas vias públicas precisam ser transitados com cuidado pois são serviços de emergência. Os trabalhos da equipe de campo encerram ao anoitecer e recomeçam ao amanhecer. A Central de Atendimento informa ainda que o corpo encontrado no Vale do Selke não está relacionado aos deslizamentos e chuvas ocorridas no Município.

CELESC: O Prefeito Ércio convocou uma empresa para auxiliar a CELESC no restabelecimento da energia elétrica nos pontos sem abastecimento de luz.

SAMAE: a situação é grave porque a turbidez da água está muito alta (são muitos deslizamentos que levam sedimentos para o rio e afetam o tratamento da água). Do Centro para Blumenau a distribuição de água está 100% (exceção 2 ou 3 casas no Vale do Selke). Não há água do posto Ramthun em direção à Jaraguá do Sul e nos seguintes Bairros: Pomerode Fundos, Testo Alto, Ribeirão Areia e Testo Rega.

Escolas e creches têm prioridade no recebimento de água pelo caminhão do Corpo de Bombeiros. O SAMAE está fazendo levantamento dos custos para contratação de empresa para abastecimento. O SAMAE pediu, se possível, para que os moradores que tenham poços artesianos distribuam água aos vizinhos.

RIBEIRÃO CLARA: vários deslizamentos ocorreram e existe perigo de novos deslizamentos; três famílias foram aconselhadas a deixar a casa. A pensão da Rua Hermann Guenther, onde residem aproximadamente 25 pessoas, precisa ser desocupada. O proprietário já foi informado, porém, não está respeitando a ordem;

VALE DO SELKE GRANDE: duas casas foram desocupadas em função de deslizamentos. Na estrada Emílio Siewerdt até a propriedade de HERBERT KRAUSE houve mais de 18 deslizamentos. No trajeto da Rua Vale do Selke Grande ao Salão Progresso houve muitos deslizamentos, porém não oferecem riscos porque a área é desabitada. O primeiro pontilhão após o Salão Progresso está intransitável em função de deslizamento de encosta.

RIBEIRÃO SOUTO: foram enterrados oito cabeças de gado mortos no grande deslizamento de Domingo. Não há acesso ao Morro Karls e os moradores foram retirados do local.

RUA DOS ATIRADORES: lado pequeno está com acesso, estando obstruído o trecho entre a empresa de Cimento Supremo e a estrada da Pedreira Vale do Selke.

RIBEIRÃO LUEBKE (FUNDOS): famílias saíram das residências e não há acesso para retirada de materiais (móveis, utensílios).

ASSISTENTE SOCIAL: nove famílias procuraram alimentos, roupas e colchões, das quais sete foram atendidas no dia de hoje e duas serão atendidas amanhã. O principal problema se concentra na perda da residência, de veículos (motos, carros), móveis, utensílios domésticos e roupas.

MORRO AZUL: o deslizamento afeta o Alto do Ribeirão Clara e os moradores estão sendo retirados do local. Hoje a tarde, o Prefeito Ércio sobrevoou o local para constatar a situação com a ajuda da Defesa Civil do Estado.

Fonte: Prefeitura Municipal de Pomerode.



Nas fotos:
- Helicóptero da Defesa Civil ajuda no resgate de desabrigados.
- População se organiza para receber e distribuir donativos e alimentos às vítimas.

Nenhum comentário: