sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Crise no Brasil

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou nesta sexta-feira que o Brasil tem instrumentos para enfrentar a crise financeira internacional e sairá mais forte da situação.
— Vamos sair desta crise mais fortes do que entramos. Desta vez, temos instrumentos, armas e, sobretudo, o caminho e a resposta. Construímos a capacidade do governo de reagir diante das crises. Uma reação que, em primeiro lugar, é soberana, pois não temos que aceitar condicionantes de nenhum fundo monetário — disse Dilma na abertura do Encontro Nacional de Prefeitos Eleitos do PT.

Segundo a ministra o país tem instrumentos para evitar a crise — política monetária, crédito, reservas financeiras e bancos públicos sólidos — que não foram privatizados.
— Acabamos com o ciclo vicioso que existia no Brasil. As crises que ocorreram nos anos 90 e no início desta década, até 2001 e 2002, começavam lá fora e contaminavam o Brasil através do câmbio. Éramos extremamente frágeis, quebrávamos e o FMI (Fundo Monetário Internacional) dava uma receita: cortar investimentos e gastos sociais.

Ela ressaltou que as medidas anunciadas ontem (11) visam a evitar o desemprego e dar continuidade ao desenvolvimento econômico e social do país.
— Não vamos interromper o crescimento econômico. Se não consumirmos, não teremos produção, se não tivermos produção, haverá desemprego. Temos que garantir o emprego, que significa manter o país e suas diferentes atividades funcionando — destacou a ministra.

Nenhum comentário: