terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ministério Público de Santa Catarina lança DVD e abre canal educativo no YouTube


O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) finalizou o primeiro DVD do projeto de vídeos institucionais, com caráter educativo, denominado "VideO Seu Direito". A Instituição também abriu seu canal próprio no YouTube, voltado à divulgação de conteúdo institucional e educativo. A iniciativa é pioneira entre os órgãos do Sistema de Justiça brasileiro e visa atrair especialmente o público jovem para a discussão sobre os direitos sociais e coletivos e para a cidadania.

O projeto "VideO Seu Direito", sob a supervisão do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional e executado pela Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC, foi iniciado em 2008 e desenvolvido com recursos próprios da Instituição. Para a gravação de imagens e entrevistas, foi utilizada uma câmera apreendida pela Receita Federal e doada ao MPSC.
O primeiro vídeo, "Os Direitos do Cidadão e o Promotor de Justiça", mostra casos de atuação de Promotores de Justiça na defesa do direito à Saúde, à Educação, do Idoso e do Meio Ambiente. Com menu interativo, contém extras, no formato slideshow, criados como suporte a palestras junto à comunidade, uma atividade muito comum no dia-a-dia de um Promotor de Justiça, principalmente nas comarcas do interior. O DVD também será distribuído a todas as escolas da rede estadual de ensino. Os DVDs, bem como as fitas MiniDV para as gravações, também foram doados ao Ministério Público pela Receita Federal.
O único investimento do MPSC para a produção do vídeo foram os custos com deslocamentos para as gravações. A produção e a captação de imagens e entrevistas para o primeiro DVD, a partir do qual foram editados os vídeos publicados no YouTube, ocorreram entre junho e agosto de 2008 e ocuparam cerca de 10 horas de gravação. A edição, pós-produção e elaboração do DVD, foram feitas pela própria Coordenadoria de Comunicação Social.

Canal no YouTube


O canal no YouTube está no endereço www.youtube.com.br/ministeriopublicosc .
A utilização do YouTube para a criação de um canal público foi uma decisão estratégica da Procuradoria-Geral de Justiça, pela popularidade do portal entre os jovens e adolescentes e pelo custo próximo de zero.
Ao contrário do que ocorre para a manutenção de um portal próprio de vídeos, a hospedagem no YouTube é gratuita e dispensa investimentos em provedores e programas de exibição e armazenagem de arquivos audiovisuais. Além disso, o YouTube está na vanguarda do desenvolvimento de recursos de publicação, exibição e distribuição de conteúdo audiovisual em meio digital.
Todos os cinco vídeos são relacionados através de links que permitem ao usuário passar de um para o outro, imediatamente, de maneira que o espectador possa atuar também como editor do conteúdo.

Fonte: www.mp.sc.gov.br

Nenhum comentário: