sexta-feira, 20 de março de 2009

Brasil e Espanha fazem doações para Cuba

Os governos brasileiro e espanhol entregaram hoje oficialmente ao Executivo cubano um total de 19,4 mil toneladas de arroz doados aos desabrigados pelos três furacões que atingiram a ilha em 2008. O embaixador do Brasil em Cuba, Bernardo Pericás Neto, liderou, ao lado do representante espanhol no país, Manuel Cacho, a entrega dos donativos no porto de Havana, onde, no domingo, atracou o navio espanhol "Sotiria", que transportou à ilha o arroz brasileiro.

A operação foi acertada entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, durante a 18ª Cúpula Ibero-Americana de El Salvador. O embaixador brasileiro explicou que o Brasil e a Espanha devem repetir este mecanismo de cooperação para enviar, "em breve", outro donativo de 405 toneladas de leite em pó e 500 quilos de sementes de frutas, verduras e leguminosas.

O Brasil fornece os alimentos e Espanha contribui com o transporte a Cuba em condições CIF (com as tarifas pagas). A doação está avaliada em cerca de US$ 12,5 milhões.

Nenhum comentário: