segunda-feira, 11 de maio de 2009

Brasil já tem 8 infectados pela gripe suína

O Ministério da Saúde confirmou neste domingo mais dois casos de gripe suína no Brasil, elevando para oito o total de pessoas diagnosticadas com a doença no país. Em nota, o ministério informou que recebeu na tarde deste domingo "os resultados de 20 exames laboratoriais para detecção do vírus influenza A (H1N1)", dos quais 18 foram descartados e dois confirmados.

"Ao todo, são agora oito casos confirmados no Brasil, sendo seis com vínculo de viagens internacionais e dois autóctones (cuja transmissão se deu dentro do território nacional)", diz a nota.

Segundo o ministério, um dos novos casos é de um paciente do Rio de Janeiro, que teve contato com uma pessoa que havia contraído a doença no México. Outra pessoa já havia sido infectada naquele Estado da mesma maneira. "Desse modo, até o momento, o Ministério da Saúde ratifica que a transmissão do vírus no Brasil permanece limitada, sem evidência de transmissão sustentada", diz a nota.

O ministério afirma que 70 pessoas que tiveram contato com os três pacientes do Rio de Janeiro estão sendo acompanhadas e que nenhuma apresentou sintomas da doença até o momento.O outro caso confirmado neste domingo é de um paciente do Rio Grande do Sul que estava em viagem à Europa e havia passado por seis países antes de retornar ao Brasil.Até agora, foram confirmados três casos no Rio de Janeiro, dois em São Paulo, um no Rio Grande do Sul, um em Minas Gerais e um em Santa Catarina. O Brasil tem ainda outros 18 casos suspeitos e 25 em monitoramento, conforme o ministério.

Fonte: link na manchete

Nenhum comentário: