terça-feira, 26 de maio de 2009

SC é o estado com o segundo maior índice de desmatamento das áreas de Mata Atlântica

Santa Catarina é o estado do país com o segundo maior índice de desmatamento das áreas de Mata Atlântica. O levantamento foi feito pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os dados referentes a 10 dos 17 estados com este tipo de cobertura vegetal foram publicados no Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica e divulgados nesta terça-feira, véspera do Dia Nacional da Mata Atlântica.

No topo da lista dos estados com maior índice de desmatamento, estão Minas Gerais, com 32.728 hectares (ha) desflorestados nos últimos três anos, Santa Catarina, com 25.953 ha, e Bahia, com 24.148 ha.

Em todo o país, a área desmatada de 2005 a 2008 corresponde a 102.938 hectares, com média anual de 34.965 hectares. De acordo com o Atlas, 76% das ocorrências de desflorestamento eram menores que 10 hectares.

Municípios

O Atlas divulgado nesta terça-feira mostra que Santa Catarina tem dois municípios na relação das 10 cidades com maiores índices de desmatamento do Brasil.

Itaiópolis, no Planalto Norte, está na segunda colocação do ranking, com 1.806 hectares desflorestados nos últimos três anos. O município está atrás de Jequitinhonha (MG), que desmatou 2.459 hectares de 2005 a 2008.

Na décima colocação da lista, consta Santa Cecília, no Planalto Serrano. Nos últimos três anos, o município desmatou 1.063 hectares de Mata Atlântica.

Fonte: DC

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Muito interessante a matéria
Esperamos que nossas autoridades abram os olhos se não vamos dizer um dia "Era uma Vez um estado arborizado" era uma vez isso e aquilo. É triste saber disso,. Aqui em nossa região no Progresso emBlumenau que ainda está um caos pós tragédia que nuito pouco se fez, o que é uma vergonha, ainda temos uma bela mata Atlântica.
Um abraço a todos aí dessa cidade maravilhosa, espero que todos cuidem bem deste lugara encantador.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau.