segunda-feira, 22 de junho de 2009

Posse responsável de animais de estimação, você já ouviu falar nisso?


A posse responsável nada mais é que um conjunto de normas para que você ajude seu animal a viver bem. Sendo um proprietário responsável, seu animal estará protegido e viverá com você por mais tempo.

Companheiro

A primeira regra da posse responsável é lembrar-se ao adquirir um animal de estimação que ele será seu companheiro por 15 a 20 anos e que você deve dar a ele tudo que gostaria que dessem a você, ou seja, muito carinho, atenção, cuidado e respeito.

Jamais abandoná-lo, nem que ele fique doente, que ele fique velho, que você mude para um lugar menor, ou que ele roa seus sapatos.

Lembre-se o animal só quer sua atenção e para isso não mede esforços.

Alimentação

Além do carinho e atenção, um proprietário responsável deve se preocupar também com a alimentação do animal.

Você deve dar sempre água fresca à vontade para seu Amigão. Essa água deve ser trocada 2 vezes por dia, para evitar depósito de larvas de insetos.

A ração é o melhor tipo de comida a ser dado, pois já vem com os nutrientes equilibrados para que seu animal fique forte e saudável.

Mas cuidado! Existem boas e más rações! Prefira sempre as rações "premium" ou "super premium", nunca use rações de combate, porque embora mais baratas, elas não nutrem bem o animal e a maior parte dela acaba se transformando em fezes, ou seja, seu animal PRECISA comer mais para se alimentar (ele não come mais, simplesmente porque a ração é gostosa), acaba fazendo mais fezes e você gasta mais no final das contas.

Higiene

A higiene do animal e do local em que ele vive é fundamental para saúde dele e sua! Limpe o local todo dia. Recolha as fezes do animal pelo menos uma vez ao dia (isso vale também para você que passeia na rua com seu Amigo).

Esta simples atitude evita o acúmulo de moscas e outros animais que trazem várias doenças para o seu animal e para você, além de eliminar os fortes odores das bactérias fecais.

E não se esqueça dos banhos e tosas, principalmente para cães.

Doenças

Se o assunto é bactéria e doenças, vamos falar de outra regrinha básica para um proprietário responsável seguir...

Trata-se da prevenção de doenças.

Cães e gatos são muito sensíveis a doenças, mas para evitar isso existem formas de prevenção, (além da alimentação adequada e da higiene) - são as VACINAS.

Os cães devem ser vacinados contra cinomose, parvovirose, leptospirose entre outras, com a vacina V8 ou V10 quando fizerem 2 meses e, novamente, aos 3 e 4 meses, sendo depois disso revacinados todos os anos.

Já os gatos devem receber a vacina contra 3 tipos de doenças, é a chamada V3 e deve ser aplicada aos 2, 3 e 4 meses de idade, ou seja, 3 vezes e depois reforçada todos os anos. O mesmo vale para a vacina contra a raiva, que deve ser dada entre os 5 e 6 meses de idade e depois ser novamente aplicada todos os anos, tanto em cães como em gatos.

Essas vacinas são fundamentais para a sobrevivência do seu animal e enquanto seus filhotes não estiverem totalmente vacinados, evite levá-los para passeios, pois ainda existe o risco deles pegarem essas doenças.

Mas além dessas doenças que podem ser evitadas com as vacinas, existem doenças e acidentes que podem prejudicar e até matar seus amiguinhos.

Como reconhecer se seu animal está doente?

O animal não fala, certo?

Errado! O animal se comunica e cabe a nós estarmos atentos para entender os sinais que eles nos dão. Diarréia, vômito, falta de apetite (falta vontade de comer mesmo...), falta de fezes ou urina são sinais que podem ocorrer isoladamente e nos mostram que há algo errado com nosso Amigo.

Tome cuidado também com as pulgas e carrapatos, eles passam doenças que podem matar seu Amigão.

O que fazer então?

O proprietário responsável levará esse animal ao Veterinário, só ele poderá verificar se seu Amigo está com problemas ou não. Atualmente várias universidades e ONGs possuem veterinários que cuidam dos animais a preço de custo. Além disso, há bons veterinários que podem ajudar você com seu animal. Assim, se você perceber que seu animal está diferente, não invente, leve-o ao veterinário!

Castração

Todo o proprietário responsável deve castrar seu animal, seja ele macho ou fêmea, de raça ou não.

Por quê?

Vocês sabiam que cada casal de animal gera no fim de 6 anos 67.000 descendentes!!! É ... 67 MIL descendentes. A maioria desses "casais" tem dono, mas deram aquela "puladinha de cerca".

Não contribua com o abandono, castre seus animais.

O animal castrado vive mais tempo, pois corre menor risco de desenvolver infecções e câncer no aparelho genital. Eles ficam mais mansos e os machos param de querer fugir sempre que tem uma fêmea no cio.
A cirurgia é muito simples e atualmente possui riscos mínimos. O animal não engorda, não modifica seu temperamento, apenas perde aquela ansiedade na época de cio. Quanto antes você castrar seu animal, melhor pra ele e pra você.
A cirurgia fica mais barata e o animal se recupera muito mais rápido. O pós-operatório de uma castração é simples e em 2 a 3 dias seu animal já está ótimo. Só é preciso cuidar para que ele não mexa nos pontos.

Agora que você já sabe o que é Posse Responsável conte aos seus outros amigos. Assim, com essas simples atitudes, você pode salvar muitas vidas.


Regras Básicas:

Alimentação - 2 a 3 vezes ao dia. Uma ração de boa qualidade

Água - Trocar 2 vezes ao dia

Higiene - Limpar as fezes e urina do animal

Vacinas

Cães - V8 ou V10 aos 2, 3, 4 meses e repetir 1 vez ao ano

Gatos - V3 aos 2, 3, 4 meses e repetir 1 vez ao ano

Cães e Gatos- contra raiva aos 5 ou 6 meses e repetir 1 vez ao ano

Observar o animal, a qualquer mudança de comportamento - levá-lo ao veterinário

Castrar seu animal de estimação

Nenhum comentário: