quarta-feira, 22 de julho de 2009

Hoje, trago alguns e-mails dos muitos que têm chegado todos os dias. Trago alguns de pomerodenses. Não dá para postar todos aqui porque alguns contém ofensas às autoridades. Aí não dá. A questão principal é acabar com a puxada. É ilegal, é imoral e não tem tradição nenhuma. Entendo que a família que a pratica e trouxe esse “esporte” para Pomerode (há apenas 20 anos) esteja chateada. Mas é preciso evoluir. Não é porque sempre foi assim que assim deve continuar. Os animais já foram muito utilizados na lida diária de colonos e de tantas outras ocupações. A humanidade evolui, evoluímos diariamente. Temos tratores, caminhões, etc. Ninguém mais precisa utilizar a força animal. Para diversão, então! Está proibido há muitos anos.

Pomerode prima por manter tradições. Nós do PZ também compartilhamos desse princípio, mas jamais aceitaremos a diversão com animais. Pomerode precisa abolir essa prática que empobrece nossa fama. A cidade mais alemã, mais alfabetizada, mais limpa, mais ordeira! NÃO MESMO! Não aceito argumentos tolos e infantis como colocar roupas em animais também é anti-natural (os meus cachorros adoram suas roupinhas de inverno), entre outros que nem quero mais mencionar. Sejamos justos, conscientes. A questão é o sofrimento do animal para diversão humana (!).

A primeira vez que fui numa puxada foi por obrigação do trabalho. Fui fazer fotos e conhecer o evento. Lembro de ter passado mal com tanta estupidez. Não entendo onde está o divertimento humano. Só entendo o sofrimento do animal. Gostaria de convidar a todos que se comoveram com o protesto para que sejam voluntários da AMA Bichos. São algumas poucas pessoas que estão tentando mudar o panorama de sofrimento animal em Pomerode. A luta é pela conscientização da posse responsável. Há projeto na Câmara dos Deputados para regulamentar isso. É interessante a leitura do que é POSSE RESPONSÁVEL. Eu mesma descobri que pensava errado a respeito de muitas coisas relacionadas aos animais.

***

Sr. Prefeito e Vereadores de Pomerode!
Está aí mais uma missão p/ mostrar que realmente temos orgulho de ser Pomerodenses, acabar com a PUXADA, pois com estas imagens, não é possível gritar aos quatro cantos do mundo que somos uma cidade feliz com nossas raízes e tradições. Tradição? Só se colocar todas as pessoas que estão colocando os sacos de areia p/ os cavalos puxarem, e mais aqueles que perdem seu tempo indo a uma apresentação deste tipo, amarrados um atrás do outro p/ puxar esta carga de sacos. Seria divertido, me chamem que vou aplaudir e torcer com muita ênfase. Seria também mais saudável e digno, pois estas pessoas que realizam esta atividade, estariam exercitando melhor o cérebro que realmente deve estar muito debilitado p/ ter um tipo de idéia deste, para se divertir. Onde está a polícia nesta hora? Divulgação pela cidade para assistir um absurdo destes e ninguém faz nada? Deixo meu desabafo e expor a vergonha que sinto ao ter de ouvir a divulgação de um evento absurdo deste em Pomerode! Tatiana Greuel.

Ich bin immer gerne nach Pomerode gekommen auch zu den Umzuegen mit den Pferden der Schuetzenvereine und anderen. Wenn ich aber nun sehen muss wie grausam diese Pferde fuer gewisse \"Volksbelustigungen\" misbraucht und gequaelt werden, dann vergeht mir aber die Lust diese Region wieder als Tourist zu besuchen. Hermann Erbe.


Sou totalmente contra a PUXADA!!!! BASTA!!!! É muita crueldade!!! Não é humano... Os animais também são parte de Deus! AMO OS ANIMAIS. Basta a PUXADA!!!!. Bianca Sabine Utpadel

Fico muito decepcionada com esses acontecimentos. Morei em Pomerode por 10 anos e sempre tive orgulho de dizer como é uma cidade de primeiro mundo, mas tenho que rever meus conceitos. Transformar abuso e maus tratos a animais em um evento cultural mostra como a cidade está decaindo e valorizando as coisas erradas. Porque eu não acredito que isso seja alguma tradição alemã.... Com a repercussão que esse fato vem causando, a cidade logo, logo vai ser lembrada como aquela que aprova eventos onde animais sofrem e são expostos ao ridículo. É muito triste ver uma cidade que a pouco se livrou de ser conhecida como a cidade com maior índice se suicídio ter agora essa fama nas costas. Espero que essa vergonha acabe e que possamos nos orgulhar de eventos culturais reais e não essa barbaridade sem objetivo ou fundamento. Elisa Arruda Sprung.


Simplesmente uma covardia. Isso tem que acabar. Priscila Navarrete.


Acho uma crueldade machucar nossos bichos por causa de uma tradição, eles estão na terra para ser nossos companheiros e não para sofrer. Sou completamente contra o maltrato a qualquer animal. Therese Mager.

A puxada é uma crueldade com esses animais, eu sou contra! Isso deve ser proibido. Mariela Mager.

ABRIMOS O BLOG PARA COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.
PEÇO APENAS QUE SEJAM EDUCADOS. SE VOCÊ NÃO CONCORDA COM A CAUSA, DEIXE SEU COMENTÁRIO SEM OFENDER NINGUÉM.
A CAUSA NÃO É PESSOAL, APENAS QUEREMOS PROTEGER ANIMAIS.

5 comentários:

Anônimo disse...

veja só quanta gente sem nada para fazer!
vamos deixar nossos colonos se divertirem e porque não conseguir alguma renda extra?
sim a puxada!

Mariza disse...

Às autoridades, aos Poderes Públicos das cidades que permitem a realização de tamanha atrocidade e à população conivente: se querem Ibope e atrair os turistas para esse evento cruel, decadente e bárbaro da "puxada", conseguiram da pior maneira possível - mostrando que ainda vivem na idade da pedra! Nunca poderia imaginar que no Estado de SC, por mim tido como nobre e evoluído, ainda houvesse práticas tão primitivas! E mostrando total desrespeito pelas leis federais de proteção animal.
Que decepção!
Atentamente.
Mariza Binato Passos.
Petrópolis/RJ.

Unknown disse...

Caro anônimo... Respeito seu ponto de vista, em achar que existe "tanta gente sem ter o que fazer...deixem os colonos "se divertirem"... ". Vc certamente, no meu ponto de vista, tb não deve ter muito o que fazer, pois sequer usa o tempo para pensar : é divertido exaurir seres vivos, sem que os humanos estejam se exaurindo juntamente ? Sim pq normalmente, qualquer outro bárbaro ( sim não esqueçamos que eles eram e são os bárbaros da antiguidade, só mudaram de lugar, mas continuam, toscos e quase comendo com as mãos...) jogavam encima dos cavalos, fosse o jogo que fosse e aí sim, encontravam algum divertimento.... mas divertir-se com a dor e repito exaustão de um animal é algo assim tão inofensivo,agradável e...divertido? Assim lhe parece? Quem está precisando ocupar-se e imediatamente, lhe sugiro, é vc mesmo, caro Anônimo e de preferência com esportes que usem os seus músculos ou o seu cérebro, se o tiver. Estes, são sim, muito mais divertidos , os jogos Olímpicos que lhe digam.

Hayde Pfuetzenreiter disse...

Querido anônimo....

Que tal você e a sua família serem obrigados a puxarem uma enorme quantidade de peso pela rua, até praticamente a exaustão enquanto seus amigos e vizinhos assistem, gritam e vão ao delírio com o sofrimento de vocês?

Só para vc se situar, a Idade Média já acabou.

Heike Weege disse...

O que impressiona é que quem é a favor dos animais não escreve anonimamente!

A covardia é exercida de inúmeras maneiras.