segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Hora do Conto na Biblioteca Pública Municipal


Pomerode oferece desde 2005 a Hora do Conto. O projeto da bibliotecária Viviane Herrmann proporciona o contato com os livros e visa iniciar a criança e o adolescente na prática literária e desenvolver a interpretação de texto e o gosto pela leitura.

O projeto surgiu da necessidade de colocar os estudantes em contato com os livros. Assim, um espaço foi preparado na Biblioteca Municipal onde ocorre a ‘contação’ de histórias. Crianças com idade entre 2 e 14 anos ouvem as histórias contadas e encenadas, participam de brincadeiras, dinâmicas e interpretam os textos que escutam. Uma das atividades mais comuns entre os pequenos é o desenho que a criança produz a partir da história infantil que ouviu.

A Hora do Conto oportuniza o contato direto da criança com o ambiente da biblioteca. Elas têm acesso aos mais de mil títulos infantis e infanto-juvenis. Os livros são selecionados com critério pela bibliotecária de acordo com a faixa etária dos participantes e os temas são educativos, aliando o lazer e o aprendizado. As crianças aproveitam a oportunidade para o troca-troca de livros, criando uma rotatividade entre as histórias lidas.

Segundo Viviane, um dos grandes desafios para que o projeto prossiga com sucesso é conseguir com que família estimule o saudável hábito da leitura. “As crianças sentem-se importantes, amadurecidas e com responsabilidade quando deixamos ela escolher o próximo livro que quer ler. Isto é muito bom do ponto de vista pedagógico”, diz ela.

A próxima Hora do Conto acontece no dia 19/setembro, às 10h. Informações podem ser obtidas através do telefone 3387 7225 ou pelo e-mail biblioteca@pomerode.sc.gov.br.

Calendário da Hora do Conto

Sempre aos sábados, às 10 horas.

19/set

24/out [Especial de dia das crianças]

28/nov

12/dez [Especial de Natal]

Biblioteca Pública Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco

Horário de Atendimento: 7h30 às 18h (sem fechar para almoço).

Fundada a 41 anos, conta com a bibliotecária Viviane Herrmann, e as estagiárias Daniela e Jennifer para auxiliar no atendimento e na execução dos projetos em andamento. Possui um acervo de mais de 14 mil livros, com 60% deles em língua alemã. A preocupação é em manter o acervo sempre atualizado com os lançamentos do mercado literário, buscando livros para todos os públicos, além de manter diversas revistas como Veja, Nova Escola, Globo Rural e Vida e Saúde à disposição da comunidade. A Hora do Conto é apenas um dos projetos em andamento atualmente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte

Nenhum comentário: