quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Lançamento de livro



Saber não saber, este é o título do novo livro do poeta Alcides Buss, o vigésimo primeiro de sua carreira. O lançamento acontece neste sábado (17 de outubro, a partir das 10 horas, na Livraria Pomerana, na cidade de Pomerode, no Vale do Itajaí.

“Um dia ainda quero lançar um livro em Salete, a pequena cidade onde nasci. Mas acho que isso vai demorar”, comenta o autor. Mas por que em Pomerode? O poeta explica: “Todos gostam de lançar seus livros em cidades grandes, sob os holofotes da mídia. Pois eu quero agora fazê-lo nas pequenas cidades, onde as pessoas se conhecem e a vida tem aroma de campo.”

Composto de sessenta e cinco poemas e com bela capa criada por Lúcia Iaczinski, a obra tem como premissa a interatividade com o leitor. A cada momento, ou a cada verso, ele é motivado a concordar ou discordar e a dar sua opinião pessoal ou, ainda, a tecer seu próprio caminho ou atalho poético.

O livro foi escrito há vários anos, fazendo parte de uma trilogia: Saber não saber, Ter não ter e Poder não poder. Tudo ficou em banho-maria, como é costume do autor. Seu objetivo era destiná-los ao público jovem. Quando terminou de burilar o primeiro volume, encaminhou o mesmo a várias editoras, as quais julgaram que se tratava de poesia “adulta”. Com isto, o livro ficou engavetado mais uns tempos.

Cabe agora ao leitor, jovem ou não, dar o seu veredicto.

Alcides Buss começou sua carreira literária em Joinville com o livro Círculo quadrado,
uma referência à cidade devotada, naquela época, ao trabalho e onde a cultura era privilégio apenas de alguns. A partir daí a cidade nunca mais foi a mesma. O poeta, investido no papel de diretor de cultura da prefeitura municipal, esteve à frente de ações que criaram novos rumos, levando a arte para as ruas, desde a orquestra sinfônica até a literatura, esta através dos varais literários.
O segundo livro, publicado após vencer um festival universitário – O bolso ou a vida?, foi saudado por professores e críticos literários como um trabalho inovador para a poesia que era feita na época. Lindolf Bell assim se referiu a ele: “O bolso ou a vida? é uma opção que só um altíssimo talento de poeta poderia conciliar sem cair na demagogia ou no romantismo barato dos almanaques.”

Outros livros vieram depois e, junto com eles, inúmeros prêmios, entre eles o da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), pela obra infantil A poesia do ABC, o prêmio Cruz e Sousa de Mérito Cultural e o prêmio Manuel Bandeira, da União Brasileira de Escritores pelo conjunto da obra.

Como professor da Universidade Federal de Santa Catarina, o poeta criou uma das primeiras oficinas de criação literária no Brasil, que ainda está em atividade. Durante dezessete anos dirigiu a Editora da UFSC, respondendo pela edição de centenas de obras.

Foi também presidente da Associação Brasileira de Editoras Universitárias. Atualmente coordena o Círculo de Leitura de Florianópolis.


Saber não saber (poesia), de Alcides Buss
Caminho de Dentro Edições
144p – R$ 29,90

Um comentário:

Cachorro Louco disse...

Amigos do PZ : Eu gostaria de ,se fosse possivel,conhecer alguma poesia de Alcides Buss ,pois não conheço sua obra.É possível postar algum poema dêle para que nós leitores do blog possamos ler ?
Abraços