quinta-feira, 8 de outubro de 2009

No dia das crianças, o Teatro Municipal de Pomerode recebe peça infantil


Neste dia 12 de outubro, feriado e dia das crianças, o Teatro Municipal de Pomerode recebe o espetáculo infantil Renato, o menino que era rato, dirigido por Pépe Sedrez.

No espetáculo, um menino descobre que se transformou em rato. Não aceitando esta nova condição, o menino Renato, ao lado de Monstro, que será seu melhor amigo, tenta descobrir os motivos que o levaram a esta transformação. Nesta busca, trava contato com criaturas fantásticas, que o ajudarão na busca de voltar a ser quem ele é.

Sem abdicar do bom humor e da comédia, a peça trata de temas difíceis, como perda e preconceitos. Segundo Gregory Haertel, o maior desafio ao escrever um texto para crianças é conseguir aliar reflexão e divertimento.

FICHA TÉCNICA

Direção: Pépe Sedrez.

Texto: Gregory Haertel.

Atuação: Fábio Hostert, James Beck, Léo Kufner, Sabrina Marthendal e Sabrina Moura.

Trilha Sonora: CIA Carona de Teatro.

Cenário e Iluminação: Pépe Sedrez.

Figurinos e Maquiagem: Fábio Hostert.

Produção Executiva: Márcio José Cubiak.

O AUTOR

Gregory Haertel nasceu em Blumenau. Médico por profissão, escreve contos desde muito jovem. Em 2004 estreita seu relacionamento com teatro a partir do contato com a Cia Carona, para quem escreveu o texto do espetáculo “A Parte Doente”. Em 2006 escreveu “Sujos” encenado pelo Grupo K. Em 2007 mergulha num processo de criação colaborativa do novo espetáculo da Cia Carona, “Volúpia”, onde a construção dos textos dramatúrgicos se dá durante o processo de montagem com a participação de todo o grupo.

Em 2008 é contemplado com o Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura e lança seu primeiro romance “Aguardo”, que teve uma excelente recepção por escritores e críticos da região. Agora lança-se em um novo desafio escrevendo um texto destinado ao público infantil. “Renato, o Menino que era Rato” estréia no dia 12 de outubro, com encenação da Cia Carona de Teatro.

O TEATRO FEITO PARA CRIANÇAS

Fugindo de chavões como: “Isso não é coisa para criança”, a Cia Carona de Teatro volta novamente seu olhar para o público infantil. O teatro feito para criança, geralmente, assume um caráter pejorativo. Partindo do próprio significado etimológico da palavra infantil: ingênuo e tolo, percebemos certa subestimação ao que tange aos espetáculos destinados às crianças. A Cia Carona de Teatro acredita ser completamente contrário o tratamento dado ao espetáculo infantil, e compartilha da idéia de um dos mais respeitados diretores teatrais da atualidade, Peter Brook:

“As crianças são muito melhores e mais objetivas do que a maioria... elas não têm preconceitos, nem teorias, nem idéias fixas. Chegam querendo se envolver por inteiro no que estão vendo, mas se perderem o interesse não precisam disfarçar a falta de atenção.

Conscientes desta realidade, vemos que vencer as barreiras e os preconceitos que contornam o trabalho artístico para este público, é o caminho para nos comunicarmos com ele. O teatro nas crianças tem a capacidade de educar, de divertir, de formar platéias futuras, e principalmente, garantir o seu direito de sonhar.

http://www.ciacarona.com.br

Nenhum comentário: