quinta-feira, 19 de novembro de 2009

JASC - por Waldemar Wiesner

Pomerode fica em 4º na carabina apoiada
Os atiradores pomerodenses conseguiram um honroso quarto lugar por equipe no tiro armas longas na prova de carabina apoiada.
Jocemar Kreitlow (7º com 398 ptos) foi o melhor individual de Pomerode.
Ivete Riemer (15º c/ 397), Márcia Glatz Volkmann (26º c/ 395) e Celso Riemer (28º c/ 394) completaram a equipe.

Conselho Estadual de Esporte homologa sedes das competições de 2010
Confirmações aconteceram durante reunião em Chapecó.O Conselho Estadual de Esporte, que passou os dois dias reunidos na cidade de Chapecó, durante a realização dos Jogos Abertos, definiu as cidades sedes dos eventos da Fesporte para o ano de 2010. A reunião aconteceu no Hotel Lang.
Assim sendo, Itajaí deverá ser a sede da sexta edição dos Parajasc, Tubarão receberá a 10ª edição da Olesc, assim como Criciúma realizará os Joguinhos e Brusque fará a organização do cinqüentenário dos Jogos Abertos.
Também já está definida a sede dos Jogos Abertos de 2011 para Criciúma. Já a cidade de Caçador entrou com o pedido para realização dos Joguinhos em 2011.


Criciúma foi escolhida sede para os Jogos Abertos de 2011
Caçador e Balneário Camboriú também estavam na disputa.Uma das principais discussões da reunião do Conselho Estadual de Esporte, realizada na tarde de sexta-feira (13/nov) em Chapecó foi para a escolha da cidade sede para os Jogos Abertos de 2011. Três cidades concorriam nesta disputa: Criciúma, Caçador e Balneário Camboriú. A escolha recaiu sobre Criciúma que levou 13 dos 19 votos dos conselheiros presentes. A reunião aconteceu no auditório do Hotel Lang na cidade de Chapecó e contou com a presença dos representantes das três cidades envolvidas, além dos integrantes do CED e o secretário de Turismo, Cultura de Esporte Gilmar Knaesel. Em seu discurso o Secretário destacou que há alguns anos havia pouco interesse dos municípios catarinenses em realizar os eventos da Fesporte, mas que hoje a concorrência é grande, em especial em relação aos Jogos Abertos, fazendo com que haja uma disputa acirrada entre várias cidades para receber o evento.
Foi o que aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 13, em Chapecó, quando os três municípios envolvidos, Balneário Camboriú, Criciúma e Caçador, mobilizaram equipes de apoio, autoridades e empresas especializadas em marketing para fazer valer a sua candidatura.
A primeira apresentação foi da cidade de Bal. Camboriú, representada por Sandro Bernardoni, da FME do município, defendendo candidatura em nome do prefeito Edson Piriquito. Bernardoni explorou o potencial turístico da cidade, mas reconheceu que a mesma necessitaria de obras e a construção de um centro de excelência turística.
Caçador foi representado por Nereu Baú, secretário de administração e fazenda, uma vez que o prefeito Saulo Sperotto se encontrava viajando para a Itália. Segundo Nereu Baú, a cidade reúne plenas condições de sediar um evento como os JASC, já que foi sede dos Parajasc e já possui uma Vila Esportiva. Ele prometia ainda até 2011 transformar o Parque Central José Rossi Adami numa Vila Olímpica, com 45 mil metros quadrados.
Por último, Criciúma foi representada pelo prefeito Clésio Salvaro, que destacou as plenas condições do seu município para sediar os jogos, uma vez que a infra-estrutura da cidade é quase completa, necessitando apenas executar algumas melhorias.
O prefeito lembrou que Criciúma foi o primeiro município a entrar na disputa pela sede dos Jasc de 2011.
A boa apresentação do município que confeccionou um caderno com as principais belezas e atividades da cidade, e contou até com uma torcida organizada, sensibilizou os conselheiros do CED que acabaram por apostar na cidade que sediou os Jasc pela última vez há mais de 20 anos, em 1987.
Em 2010, a comemoração do jubileu de ouro será no berço dos JASC, o município de Brusque do saudoso Arthur Schlösser. Se a "união do vale" quiser sediar a maior competição poliesportiva de SC em 2012 está na hora de reunir as lideranças de Pomerode, Rio dos Cedros, Timbó, Indaial e possivelmente Rodeio para ratificar essa "união" e pleitear a sede dos JASC.

Ana Clara do Amaral é o destaque da ginástica artística
Atleta de Pomerode ganhou quatro medalhas de ouro e duas de prata.
Com os troféus definidos desde o sábado, para a equipe masculina de Blumenau e feminina de Pomerode, a ginástica artística encerrou a participação na 49ª edição do Jasc no final da manhã de domingo (15/11), no ginásio do Colégio Marista, com as finais individuais por aparelho.
Pomerode dominou a competição feminina e através da ginasta Ana Clara do Amaral, que venceu três aparelhos (trave, solo e salto). Também já havia ganho ouro nas disputas de sábado no individual geral e por equipe, e ainda garantiu a prata na paralelas. Para a presidente da Federação de Ginástica de Santa Catarina, a blumenauense, Maria de Oliveira Gonçalves, a modalidade está na expectativa de um grande salto de qualidade no estado. No dia 25 de novembro, em Porto Alegre, durante o Circuito Caixa, de Ginástica e Fórum de Gestão de Ginástica, será apresentado ao ministro dos esportes, Orlando Silva, um projeto de massificação da ginástica no estado.
Outra boa notícia para a ginástica catarinense é a vinda da seleção brasileira, que estará em Blumenau durante 20 dias, em preparação para competições internacionais. Além dos 20 atletas estarão em nosso estado oito técnicos da seleção comandados pela técnica chefe Irina Illyaschenco e a coordenadora Georgette Vidor.
Durante os treinamentos da seleção brasileira, que serão realizados no Centro Regional, em Blumenau, todos os técnicos da modalidade em Santa Catarina, serão convidados para uma oficina de capacitação.


Blumenau vence duelo de titãs e conquista o punhobol
Num campo da SER Aurora encharcado, com uma chuva insistente, poderia ser um prenúncio de uma partida tecnicamente ruim. Mas o que se viu na final do punhobol dos Jogos Abertos de Santa Catarina neste domingo (15), em Chapecó, foi um confronto de titãs entre Blumenau e Pomerode em que a boa técnica dos jogadores prevaleceu.
Pelo lado dos blumenauenses o batedor Gean Andreoli, campeão mundial pela Seleção Brasileira no World Games, jogos de apresentação para o Comitê Olímpico Internacional realizado em julho deste ano, em Taiwan, era o principal nome. Ele veio da cidade de Freistadt, na Áustria, onde joga profissionalmente, para disputar os Jasc.
Ao lado dele estiveram outros selecionáveis da equipe de Blumenau como o ala Guilherme e defensor Tiago. Já por Pomerode, em campo, nomes como o defensor Jerson e o levantador Baretinha, ambos com títulos mundiais pela seleção nacional.
Apesar de nomes consagrados no punhobol, o dono da partida foi mesmo Gean que não deu chance ao adversário virando quase todas as bolas para o campo oposto. Resultado: Blumenau 3 a 0, com parciais de 11x 5, 11x 6 e 11x 8. O sete mais equilibrado foi o último, pois Blumenau parecia ter pressa em faturar a partida o que ocasionou alguns erros.
Houve momento em que o placar estava 6 a 5 e 8 a 7 para os blumenauenses, mas depois a instabilidade se transformou em confiança quando Gean chamou a responsabilidade para si e conduziu seu time à vitória.
Após a conquista ele disse que começou o jogo um pouco preocupado, já que a chuva que começou a cair, deixou o campo encharcado. “Quando chove as duas equipes ficam niveladas, e o nosso time, que é mais técnico, ficou prejudicado”. Pelo lado de Pomerode só elogios à Blumenau. Baretinha foi enfático: “o Gean fez a diferença para eles. Se não tivesse em campo com certeza ganharíamos”.

Pomerode conquistou o "caneco de ouro", uma única vez em 1988 nos JASC de Joaçaba. Foi sete vezes medalha de bronze (1987/89/90/91/92/2002/03) e agora pela primeira vez medalha de prata.

Nenhum comentário: