domingo, 3 de janeiro de 2010

Em 2010, verde, quero ver-te verde




















Parabéns, você está ganhando um ano novo e provavelmente está fazendo promessas para ser um ser cada vez melhor. Muito bem. O planeta agradeceria se você se preocupasse um pouco com ele e ficasse mais verde. Calma, torcedor não-palmeirense, não estou pedindo pra você torcer para o Verdão. Sonho com todas as torcidas unidas numa nobre causa, a preservação do planeta.

A CoP15, começou como Hopenhagen e terminou como Copenhargh!, royalties para o Barretotal. Concordo com o que li na PPP, Pastelaria do Primeiro Programa: “Que tal mudar o nome para CoT, Conferência do Todo? Se todos estivermos unidos, com toda energia, totalmente solidários, 100% empenhados, a Conferência do Todo, ironicamente, terminará numa grande “party”, festa
em inglês. Esqueçamos as partes. Viva o todo!”

Para salvar os grande Bancos, o governo americano não hesitou em dar um Help de trilhões de dólares de uma vez. Agora, para salvar o planeta, os americanos, os maiores culpados pelo mundo estar nessa sinuca de bico, oferecem merrecas em prestações a perder de vista. Para eles, “os bancos são mais importantes do que a Terra”, concluiu a jornalista Denise Ribeiro, ela mesma!, em recente reportagem de capa da revista Carta Capital.

Como os líderes do planeta preferem a sua economia particular em detrimento da ecologia, leia-se a nossa sobrevivência, teme-se “o fim está próximo” como apregoa o profeta no cartum. Então, antes que seja tarde demais, só nos resta usar o nosso poder de econsumidor para virar esse jogo e desmentir a profecia dos maias que diz que o mundo acabará em 2012. Assim, poderemos curtir a Copa-2014, no Brasil, as Olimpíadas, no Rio, em 2016, numa boa. Quem sobreviver verá.

Nós, gente ou bicho, também somos responsáveis pelo aquecimento global. E, como os carros, também emitimos gases, ahahah. A população mundial cresce diariamente e consome os recursos cada vez mais escassos. Qual é a saída? Agir, combatendo os “Ps” que detonam o planeta: petróleo, plásticos, picanhas, PETs, pesticidas, políticos picaretas e outros poluentes perigosos.

A Natureza manda torpedos via enchentes, furacões ou derretimento das neves “eternas”. Estamos no limite da irresponsabilidade, como disse um tucano na já-era FHC. A fauna e a flora perdem espécies continuamente, por isso, paradoxalmente, precisamos amadurecer, ficar mais verde, para salvar este planeta azul.

Por não cumprir o protocolo de Kyoto, os líderes mundiais criaram um novo tipo de refugiado, o climático. 26 milhões de pessoas já abandonaram suas casas e trabalhos devido á escassez de recursos do ecossistema onde viviam. Se nada mudar, em 2020, podem chegar aos 50 milhões, e esse número vai dobrando de década em década, informa a revista Istoé. Istoé ou não é motivo para esverdearmos?

Sendo crítico, coerente econsciente, em 2010, você se sentirá mais verde, mais eco, lógico. E terá a uma agradável ecossurpresa ao constatar que economizará na conta de água e de luz. Ingerindo menos carne vermelha e mais alimentos verdes, você e o planeta ficarão mais saudáveis pois a pecuária é uma grande vilã da nossa Casa, nossa Vida.

E então, vamos nos envolverde? Um feliz ano novo green e peace para todos, Namastê!

Jorge Nagao

Nenhum comentário: