sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Defesa Civil divulga relatório

O prefeito municipal, Paulo Maurício Pizzolatti, se reuniu com representantes do Conselho Municipal de Defesa Civil e com o coordenador da Defesa Civil, Ademar Marquardt, para a apresentação do Formulário de Elaboração de Danos causados pela enchente ocorrida no dia 26 de janeiro. O encontro aconteceu na prefeitura, na noite do dia 1/02.

Pizzolatti parabenizou a equipe da Defesa Civil pelo trabalho realizado nos últimos dias. Também comentou sobre a decisão pelo decreto de emergência e não de calamidade. “Decretamos estado de emergência aconselhados pela Defesa Civil Estadual”. Na oportunidade, todos acompanharam as fotos que registram a situação em que o município estava e se encontra em algumas áreas.


De acordo com o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Waldemar Wüerges, atualmente há 5 famílias desabrigadas. “Uma está no Pavilhão Municipal e outras estão em casas na área rural da cidade”. Ele ressalta que esta é uma ação preventiva da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), já que foi constatado que as áreas ocupadas estavam em situação de risco.

Dos 910 desabrigados, mais de 700 pessoas já retornaram às residências neste fim de semana. Devido ao tempo estável, as famílias, a equipe de Defesa Civil e a Prefeitura Municipal reorganizaram maior parte do município. As outras famílias ainda estão no aguardo nas casas dos parentes.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEOSP) concentra as atividades na limpeza de ruas, retirada de barreiras, reconstrução de estradas, na reconstrução de pontes e na restauração de acessos. Os serviços de patrolamento e macadamização serão normalizados assim que as obras emergenciais forem concluídas.


De acordo com dados apontados no relatório da Defesa Civil, até o momento foram constatadas: 19 pontes obstruídas; 218 drenagens comprometidas; 110 Km afetados nas estradas; mais de 30 mil m2 de vias pavimentadas danificadas; seis indústrias, 43 estabelecimentos comerciais , 4 escolas e 5 centros comunitários atingidos e dois feridos.

Após o reconhecimento do decreto de emergência pela Defesa Civil Estadual e Federal, as planilhas quantitativas e os custos serão elaborados para a liberação de verbas do Governo Federal.

Ida a Brasília

Nesta quinta-feira , o prefeito Paulo Maurício Pizzolatti e equipe da Defesa Civil de Pomerode irão a Brasilia para audiência com o Ministério da Integração Nacional. O objetivo é obter recursos do Governo Federal para amenizar os estragos causados pela enchente ocorrida na terça-feira da semana passada.


Fonte: Prefeitura de Pomerode.

As fotos da cidade após a enxurrada estão no site: www.portalpomerode.net

Nenhum comentário: