sexta-feira, 12 de março de 2010

Reurbanização do centro de Pomerode

Colher sugestões da comunidade para a reurbanização da área central de Pomerode.

Esta foi a proposta oferecida em forma de Audiência Pública, pela Prefeitura Municipal de Pomerode, através do prefeito, Paulo Maurício Pizzolatti e do secretário de Planejamento e Desenvolvimento da Cidade – Seplan, Dieter Klaus Weege.

A Audiência ocorreu no dia 09/03, na Câmara de Vereadores de Pomerode com a presença de mais de 75 pessoas da comunidade.
No momento, o arquiteto e Urbanista, Sérgio Guilherme Gollnick realizou apresentação dos principais pontos que podem sofrer modificação dentro das características históricas do município.
Conforme o prefeito, Paulo Maurício Pizzolatti o objetivo é melhorar a imagem do centro e da ciclovia. “Precisamos fazer algo de interesse da comunidade e que não seja uma imposição por parte do governo”, explicou.
O Programa está vinculado não só ao embelezamento, mas todos os meios e formas que façam a comunidade de se deslocar e à seus bens. O arquiteto explica que aliado a isso está a Mobilidade Urbana Sustentável que diz respeito a não agredir o meio ambiente.
Foi mencionada também a readequação dos orelhões, a rede aérea que está com sistema de fios ultrapassados, o uso do espaço para cadeirantes, acréscimo de lixeiras, e a possibilidade da construção de calçadão e chafariz. “Todos estes aspectos devem ser somados a mobilidade, segurança e acessibilidade”, relatou o arquiteto.
No momento, houve diversos apontamentos, como em relação ao sistema pluvial, plantio de árvores, sistema de drenagens entre outras. Todas as sugestões foram anotadas e levadas para acrescentar ao Projeto.
O próximo passo, segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento da Cidade (SEPLAN), Dieter Weege é elaborar o projeto para uma nova reunião com a comunidade e aprová-lo de forma definitiva.

Sobre a reurbanização

Com data marcada para abril deste ano, a reurbanização do centro de Pomerode está em fase de complementação. O trajeto será desde a entrada do Portal Sul até próximo a empresa Ramthun e, as duas transversais, Paulo Zimmermann e Rua Frederico Weege.
Até o momento já foi liberado R$ 950 mil, no aguardo apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal.
A verba para o início das obras foi adquirida através do empenho do deputado Federal e líder da bancada progressista na Câmara dos Deputados, João Pizzolatti (PP), que interviu com o Ministério das Cidades, para a vinda do recurso.
João Pizzolatti (PP) está em busca de recursos, junto ao Ministério da Integração para as próximas etapas da reurbanização.

Programa de Mobilidade Urbana Ministério das Cidades

O Programa Mobilidade Urbana objetiva promover a articulação das políticas de transporte, trânsito e acessibilidade a fim de proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável, priorizando a implementação de sistemas de transportes coletivos, dos meios não motorizados (pedestres e ciclistas), da integração entre diversas modalidades de transportes, bem como implementação do conceito acessibilidade universal para garantir a mobilidade de idosos, pessoas com deficiências ou restrição de mobilidade. O programa, que tem gestão do Ministério das Cidades, é operado com recursos do Orçamento Geral da União - OGU.

O que é mobilidade urbana?

A mobilidade urbana tem como função prover facilidades para o deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano. Estes deslocamentos podem utilizar várias formas ou modais, a pé ou com veículos. Compreende também as vias e toda a infra-estrutura que possibilitam o ir e vir cotidiano.
A mobilidade urbana não está apenas voltada ao transporte urbano, ela é um conjunto de serviços e meios de deslocamento de pessoas e bens que se relacionam com a cidade e seu entorno.
Pensar a mobilidade urbana significa definir estratégias, políticas públicas e ações que organizem os usos e a ocupação da cidade, os meios de transporte, a organização do trânsito e as melhores formas de garantir o acesso das pessoas e bens ao que a cidade oferece e produz (locais de emprego, escolas, hospitais, praças e áreas de lazer, etc.).
Mobilidade Urbana Sustentável agrega maior valor, pois significa pensar os deslocamento com menor impacto ao meio ambiente.
Significa que o carro passa a ser menos importante do que as pessoas.
Modificar está lógica, privilegiando as pessoas e suas necessidades de deslocamento, significará garantir o acesso amplo e democrático à cidade e ao que ela oferece.

O que este projeto pretende?

São diversas ações pretendidas para implantar uma política de Mobilidade Urbana no Município de Pomerode.
As estratégias devem ser elencadas e fazer parte de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
Envolve os meios de transporte, organizar o trânsito, garantir o acesso às pessoas, dotar de equipamentos urbanos e sinalização, de sistemas de informações e de um paisagismo que valorize o patrimônio e seu entorno.

Fonte: Prefeitura de Pomerode

Nenhum comentário: