sexta-feira, 11 de junho de 2010

Artista plástica expõem obras em estilo impressionista


A Prefeitura Municipal de Pomerode realizará coquetel de abertura da Exposição de Arte “Nosso Vale Europeu”. O evento acontecerá no dia 16/6, às 20h, na Galeria de Arte, Ervin Curt Teichmann, no 1º andar da Prefeitura. Haverá também, uma coreografia, apresentação de piano e canto.

A exposição é da artista plástica, Rosi Maria Winkler Darius. A artista possui um estilo impressionista, que mistura óleo em tela, aquarela, giz pastel e cerâmica artística.

“Nós moramos num país tropical, a cultura europeia inserida num clima tropical. Isto é o que torna os quadros mais interessantes. Um exemplo é a arquitetura germânica num país como o Brasil”, diz Rosi. Ela se inspira em Deus, na terra e no homem.

A mostra possui cerca de 40 obras que retratam o cultivo de flores, horta, leite e criação de animais. “Na verdade é um resgate da nossa história, do nosso passado e do nosso presente. A obra é um reflexo de nossos antepassados, que trouxeram o estilo enxaimel, hábitos e costumes que são pontos fortes da região.

As obras estarão à venda e a exposição estará aberta ao público para ser visitada de 16 de junho a 16 de julho, das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.


Sobre Rosi Darius

Natural de Blumenau (SC), nasceu em 1942. Iniciou suas artes fazendo música, poesia e, depois, pintura. Estudou técnica e cor com Reinaldo Manske. De 1972 para cá, realizou 56 exposições individuais, participou de 135 mostras coletivas e inúmeros leilões em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Em 1986, mudou-se para Pomerode onde tem seu atelier. Fez ilustrações para o livro “Blumenau e sua História” e outros. Suas obras podem ser encontradas no Paraguai, Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, África do Sul e Inglaterra. Foi membro consultivo do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), membro consultivo da Galeria Municipal de Arte de Blumenau, presidente da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (BLUAP), além de ocupar a presidência e outros cargos da Associação Pomerodense de Artistas Plásticos (APAP).

Seu nome consta no “Indicador Catarinense de Artes Plásticas”, editado pelo Museu de Arte de Santa Catarina, também no Dicionário Artes Plásticas Brasil 1994. Foi durante dois anos, presidente da APAP, sendo atualmente membro conselheiro da mesma Associação.


Sobre o Impressionismo

Este foi um movimento artístico que surgiu na pintura europeia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet.

Os autores impressionistas não se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da Academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma.

A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas, tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.

Nenhum comentário: