quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Varal Literário

Mais de 800 pessoas (entre estudantes, professores, orientadores e atendentes de biblioteca) participam do projeto, dos quais 8 trabalhos foram selecionados. Participaram 12 escolas.


Para a confecção do livro, participaram alunos do 1° Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio das escolas Municipais, Estaduais e Particulares de Pomerode. O tema das produções textuais foi livre, no entanto, os professores do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participaram com as mesmas obras que participaram na Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro.  

O Varal Literário é um Projeto Cultural que vem sendo realizado desde 2004 pela iniciativa da Biblioteca Pública Municipal de Pomerode, em parceria com as Bibliotecas Escolares Municipais e a Secretaria Municipal de Educação e Formação Empreendedora (SED). A cada ano, o Projeto Varal procura enfocar diferentes gêneros literários. 

Em 2004, a primeira edição enfocou o gênero Poesia; em 2005, Contos; em 2006, Fábulas; em 2007, Crônicas; em 2008, intercalaram-se Poesia e Memória, gêneros desenvolvidos a partir da temática: “O lugar onde vivo”. Em 2009, Histórias em Quadrinhos. Cada edição do Varal Literário rendeu publicação de um livro composto por coletânea dos trabalhos que se destacaram em cada escola. Este projeto já atingiu cerca de 3 mil estudantes da Rede Pública e Partículas de Ensino. Atualmente em 2010, está em sua 7ª edição, com o tema livre, nos gêneros: paralelamente as “Olimpíadas de Língua Portuguesa” realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social. 

O objetivo é estimular o conhecimento, a criatividade, a prática da leitura e da produção escrita entre os estudantes das Escolas das Redes Pública e Particular de Pomerode. Foram 826 pessoas (entre estudantes, professores, orientadores e atendentes de biblioteca) envolvidas neste projeto, dos quais 8 trabalhos foram selecionados. Participaram 12 escolas. Prestigie!

Nenhum comentário: