terça-feira, 21 de outubro de 2014

Como você vê Pomerode daqui alguns anos?

 





































Foi pensando nisso que, representantes de diversas áreas da cidade desenvolveram, em conjunto, o projeto Pomerode 2020. Este foi um trabalho realizado em 2006/2007 e estabeleceu diretrizes para o desenvolvimento da cidade. "De certa forma, foi à consolidação de planejamento estratégico com o foco em ações para todas as áreas da municipalidade, tendo como objetivo melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) de Pomerode, buscando, posicionar o município entre os cinco municípios brasileiros de maior IDH-M", explica Albert H. Sabin, consultor da Associação empresarial de Pomerode (Acip).

Na última quinta-feira, 9 de outubro, houve mais uma reunião para discutir as diretrizes desse amplo projeto. "O trabalho que apresentamos na quinta-feira foi uma complementação deste trabalho realizado em 2006/2007, pois o objetivo era que em 2020 a cidade estivesse entre as cinco do Brasil com maior IDH (pesquisa feita pelo IBGE). Isso não foi alcançado e muito pelo contrário, o IDH-M de Pomerode, piorou o seu ranking de 87ª posição em 2000 para a 128ª posição em 2010. Assim nos sentimos na obrigação de buscar melhor este cenário, e foi assim que iniciamos tal complementação", comenta Ivan Blumenschein, presidente da Acip.

A complementação do Pomerode 2020 foi uma tentativa de contribuir com o projeto original, aproveitando as diretrizes que permaneçam pertinentes e alterando aquelas que se mostrem inadequadas para o momento atual. Buscou-se também, de acordo com Albert, transformar as diretrizes em ações palpáveis, que possam em grande medida serem transformadas em projetos ou linhas de ação.

De certa forma, a realização desta complementação tem como objetivo oferecer ideias e opiniões que possam contribuir ou até mesmo direcionar algumas políticas e posturas para cada área da municipalidade.

"Nossa expectativa é contribuir sugerindo diretrizes ao poder público, tanto Executivo como Legislativo, como também ao empresariado, para o direcionamento e realização de algumas ações que possibilitem o desenvolvimento socioeconômico do município.

As áreas trabalhadas e desenvolvidas com esse projeto são: Agricultura, Turismo, Educação, Planejamento e infraestrutura, Indústria/Comércio/Serviços, Esportes e Segurança.

Segundo Albert, a Cultura não foi contemplada como uma área individualmente, porém foi mencionada diversas vezes em outras partes do trabalho.

Cada área foi coordenada por um representante da ACIP. Procurou-se criar correspondência de afinidade e conhecimento entre cada coordenador e cada área temática.

Foram conduzidas entrevistas com cerca de 60 pessoas, consideradas pelos coordenadores como conhecedores de cada tema, capazes de emitir opiniões esclarecidas e trazer sugestões relevantes que possam ser aplicadas em nosso município.

Com base no material coletado nas entrevistas, cada coordenador montou um cenário de sua área no município, descrevendo a situação atual, oportunidades e riscos, forças e fraquezas, e listou as ações de curto e médio/longo prazo que foram trazidas pelos entrevistados.

Cada coordenador expôs seu trabalho para seus pares, para que sugestões e críticas pudessem ser trazidas e distribuídas no trabalho desde ações de curto, até médio e longo prazo. Assim já temos descritas ações que acreditamos que sejam importantes.

"Estamos agora apresentando este material aos interessados. Cremos que algumas ações já estão sendo planejadas e até mesmo sendo viabilizadas pelo Executivo Municipal, mas acreditamos que boa parte das ideias expostas sejam válidas para análise e para a busca de sua viabilização", explica o consultor da Acip.

A comunidade pode contribuir com esse projeto, fazendo a leitura do material que pode ser solicitado diretamente na Acip, ou através do download disponível no site." E estaremos à disposição para discutir os pontos, e aceitaremos sugestões e também criticas ao nosso trabalho", relata Albert.

O conteúdo está disponível no site da ACIP, mas em resumo, de acordo com Ivan, são sugestões para que a cidade possa ser um lugar cada vez melhor para se viver, trabalhar, estudar e empreender. "E o trabalho também se propõe a discutir o que é desenvolvimento, lembrando que não adianta buscar o crescimento populacional ou de empresas instaladas se isso não for melhorar a qualidade de vida no município. O objetivo da cidade no longo prazo deveria ser buscar atividades econômicas de qualidade, com valor agregado cada vez maior, criando uma demanda por pessoas mais qualificadas e oferecendo esta qualificação através das diversas instituições de ensino", finaliza Ivan.



Quem quiser, pode conferir o trabalho neste link:
http://www.acipomerode.com.br/PropostasPropostasDesenvolvimentoPomerode.pdf




Fonte: Testo Notícias

Nenhum comentário: