sábado, 22 de novembro de 2014

Pomerode e Greifswald



No dia 15 de junho de 2005, a cidade alemã de Greifswald foi reconhecida oficialmente como cidade co-irmã de Pomerode, fundada por imigrantes pomeranos e localizada em Santa Catarina.

A primeira vez que as cidades mantiveram contato foi em 2001, e as aproximações realizadas nos anos seguintes renderam novos projetos, parcerias e intercâmbios.

Greifswald é uma cidade localizada no estado de Mecklemburg- VorPommern (Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental). A cidade possui mais de 60 mil habitantes, está dentro da rota oficial da arquitetura medieval e gótica, e abriga a universidade Universität Greifswald Ernst Moritz Arndt.

Projeto Vida e Saúde

No início deste ano, uma equipe de pesquisadores e professores da Universidade de Greifswald chegou a Pomerode para dar início ao projeto „Vida e Saúde“, estudo pioneiro que irá identificar fatores de risco e condicionantes de doenças crônicas em cerca de 3 mil moradores da cidade, que serão monitorados.

O estudo é inédito no Brasil e já está em andamento há mais de 10 anos na Alemanha.O projeto pretende conhecer os diversos fatores de risco implicados na origem das mais variadas doenças.

Mais de 3.000 moradores com idade de 20 a 79 anos serão convidados a participar da pesquisa.

O projeto foi criado dentro da Universidade de Greifswald para corrigir a ausência de estudos epidemiológicos na região que, da Segunda Guerra Mundial até a queda do Muro de Berlim, em 1989, formou a Alemanha Oriental. Um dos principais objetivos é obter dados específicos sobre doenças, fatores de risco e de saúde na população.



Fonte: Embaixada da Alemanha Brasília

Nenhum comentário: