quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Ações amenizam calor no Zoo Pomerode


Cada espécie recebe um cuidado especial, que vai de sorvete até ar condicionado

O Verão rigoroso dos últimos anos tem feito muita gente mudar alguns hábitos no dia a dia para tentar amenizar o calor. Mas não são apenas as pessoas que precisam de cuidados especiais nessa época do ano, os animais também merecem atenção redobrada, pois assim como nós, eles sofrem com as altas temperaturas. Algumas ações são simples, chamadas pelos veterinários de medicina preventiva, mas que fazem toda a diferença para os bichinhos. De acordo com o veterinário do Zoo Pomerode, Rafael Pagani, os animais precisam de cuidados o ano todo, principalmente quando as temperaturas de cada estação ficam mais rigorosas. “Cada um possui uma dieta e uma forma diferente de viver, então não podemos deixar que eles sofram com situações que não são comuns no seu habitat natural”, afirma. 
 Um exemplo são os pinguins da Patagônia que vivem no zoológico de Pomerode. Eles são acostumados a uma temperatura média de 15 graus e o forte calor da cidade não pode afetá-los. Por isso, durante todo o ano, a equipe do Zoo realiza ações para evitar o desgaste de todos os 1.440 animais de 300 espécies variadas que estão no local e, neste período de temperaturas elevadas, elas são intensificadas. Alguns bichos ganham sorvete, como é o caso do Leão. Os responsáveis pelo setor de Nutrição do zoológico trituram e congelam a carne para deixá-la em forma de sorvete, assim o animal pode se refrescar sem sair da sua dieta. Entre as outras ações estão: ventilador, abrigo contra o sol, ar condicionado para os pinguins, cachoeira para elefantes e tigres, micro jatos para as aves, lagos para os ursos e tanque de água para os emus. No inverno é o oposto, alguns animais recebem aquecedores e quebra ventos em seus espaços. No serpentário, por exemplo, é colocada calefação.
O gerente executivo do Zoo Pomerode, Maurício Bruns, destaca que o compromisso do zoológico não é ser uma vitrine, mas sim um ambiente que cuida da vida dos animais e um lugar onde eles possam viver com todo conforto. “Todas as espécies que vivem aqui precisam dos nossos cuidados. A nossa equipe trabalha diariamente para cuidar do bem-estar físico e psicológico desses bichinhos. Eles merecem toda nossa atenção e carinho”, complementa. Para quem quiser visitar os animais e conhecer de perto todas essas curiosidades, o Zoo Pomerode fica aberto diariamente das 8h às 18h. No Verão o horário é diferenciado, das 8h às 19h. Mais informações através do site www.zoopomerode.com.br
 O Zoo Pomerode
O zoológico de Pomerode foi fundado em 1932, sendo o primeiro zoológico privado da região Sul do Brasil. As atividades iniciaram com animais domésticos que ficavam em uma lagoa nos fundos da casa do Sr. Hermann Weege. Com a permanência dos animais domésticos e a disponibilidade de alimentos, animais nativos da região do Vale do Itajaí eram atraídos para o local. Nasceu assim, a ideia de constituir o zoológico, que por muitas décadas foi o único da região. Atualmente, o Zoo Pomerode é mantido por uma fundação sem fins lucrativos. Todo valor arrecadado é destinado para a manutenção do local. Nos 45 mil metros quadrados do parque vivem 300 espécies e pouco mais de 1.440 animais. Cerca de 30 funcionários trabalham diariamente para garantir o bem-estar dos bichinhos.

Nenhum comentário: