domingo, 29 de março de 2015

50 parcerias municipais para o clima

Nesta semana, uma delegação de Pomerode esteve na cidade de Manágua (Nicarágua) participando do lançamento do projeto “50 Parcerias Municipais para o Clima até 2015”, e da elaboração de propostas, dentro do projeto e programas de ação conjunta nas áreas de mitigação e adaptação ás mudanças climáticas.

Segundo Jaime Jensen, diretor de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Pomerode e integrante da delegação de Pomerode, o objetivo deste projeto consiste em fortalecer parcerias mundiais entre a Alemanha e a América Latina, na promoção de ações de interesse bilateral, em estudos das mudanças climáticas, políticas de prevenção a desastres naturais, e em priorizar procedimentos preventivos as alterações climáticas e possíveis catástrofes naturais.

Integraram a delegação Deoclides Correa Filho e Alberto Ramlow. A parceria foi assinada entre o Prefeito de Pomerode, Rolf Nicolodelli, e a cidade de Greifswald _ parceira neste e em ouros projetos.

Além de Pomerode, foram escolhidas entre os municípios de todo o mundo para contribuir com a troca de informações e a elaboração de propostas em prol do meio ambiente, as cidades de Blumenau e Brusque. O projeto tem a iniciativa e o financiamento dos recursos para as etapas de implantação e formatação dos projetos custeados pelo governo da Alemanha.

Objetivos do projeto

Aproveitando o amplo know-how dos municípios, o projeto fortalece parcerias de cidades alemãs com municípios no Sul Global cujo intuito é a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.  O assunto da mitigação e adaptação às mudanças climáticas é integrado sistematicamente no trabalho de parceria.  As parcerias municipais elaboram programas de ação concretos, estipulam objetivos e medidas e alocam recursos às políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Histórico do projeto

O projeto foi iniciado em 2011. Ele é realizado em etapas, com focos regionais ou nacionais. Na etapa-piloto, nove municípios alemães firmaram parcerias para o clima com suas cidades geminadas em Gana, África do Sul e Tanzânia e, em 2013, apresentaram seus programas de ação. A etapa-piloto foi documentada no caderno 29 da série Dialog Global. A publicação pode ser baixada no site do SKEW que pode fornecer, ainda, uma versão impressa.

A segunda etapa do projeto com um total de catorze parcerias para clima, envolvendo municípios da Alemanha e de oito países da América Latina e do Caribe, compreendeu o período de novembro de 2012 a julho de 2014, mês em que foram apresentados os programas de ação. A documentação da segunda etapa foi publicada no caderno 32 da série Dialog Global e está à disposição no site do SKEW e em versão impressa. Depois da publicação do edital, em junho de 2013, da consultoria para os municípios interessados, da celebração dos Memorandos de Entendimento e de um primeiro encontro de rede dos municípios alemães em outubro de 2014, a terceira etapa do projeto, que conta com dez parcerias entre municípios alemães e africanos, foi iniciada em março de 2014 com um workshop de lançamento internacional.

Somando todas as etapas, o projeto já contabiliza 33 parcerias para o clima. Por meio da publicação de um novo edital, em julho de 2014, direcionado a municípios alemães e latino-americanos, o projeto acaba de entrar em sua quarta etapa.

Nenhum comentário: