quinta-feira, 9 de abril de 2015

Mais de 700 atletas participarão do 3º Desafio dos Rochas em Pomerode


A cidade mais alemã do país vai receber 733 atletas de todo o Brasil neste fim de semana (11 e 12/4). Gente que vem testar os limites no 3º Desafio dos Rochas, a ultramaratona de mountain bike com maior público e percurso desse estilo em Santa Catarina. “Ficamos surpresos e felizes com o número de confirmações. Estamos trabalhando desde a primeira edição, realizada em 2013, para que o Desafio se firme no calendário nacional como uma das principais provas do estilo no país”, analisa um dos organizadores, José Carlos Rocha. O evento será supervisionado pela Federação Catarinense de Ciclismo, órgão que regulamenta a modalidade.

Pela primeira vez no Brasil, 10 atletas inscritos na prova serão rastreados em tempo real. “Esta tecnologia vai possibilitar ao público acompanhar em tempo real em qual ponto do circuito está o atleta. Para a organização será um teste para que, num futuro próximo, possa realizar a cronometragem e fiscalização dos atletas apenas com o uso de um computador”, explica Rocha.

Nesse ano, o Desafio dos Rochas terá como tema a “Trilha da Cachaça”, uma antiga rua por entre as montanhas de Pomerode que está sendo reaberta para a prova. Antigamente, a via ligava dois bairros e era por ela que as pessoas transportavam com o uso de uma canga e um bule de 10 litros de cada lado a cachaça do produtor para o mercado ou consumo próprio. Em todas as edições, apenas os organizadores conhecem o percurso para a prova nas modalidades Pró e Sport.

Na categoria Pró, os atletas podem disputar os 100 quilômetros com altimetria de 3,1 mil metros sozinhos ou em duplas e o tempo limite para completar a prova são 10 horas.  Já na Sport, eles percorrerão 54 quilômetros com altimetria de 1,4 mil metros e o tempo limite são seis horas. Dentro do circuito Pró e Sport haverá um ponto de abastecimento com uma novidade, a presença de um casal de traje típico alemão distribuindo chope ao som de um bandoneon.  A modalidade Cicloturismo tem uma rota conhecida com 38 quilômetros e o passeio dura, em média, três horas. Os participantes contarão com a companhia de guias e paradas para fotos da paisagem e das famosas construções enxaimel, além da visitação numa propriedade colonial, onde poderão adquirir produtos típicos ou ainda deliciar um caldo de cana.

Somente as modalidades Pró e Sport terão premiação, cujos primeiros lugares masculino e feminino ganharão um rastreador Spot Adventure 3GEN via satélite. Os cinco primeiros colocados de cada categoria ainda receberão troféus e brindes de patrocinadores. Todos os participantes do Desafio dos Rochas recebem uma medalha de participação.


Novidades

Neste ano, o evento vai contar com algumas novidades, como o Mercado do Atleta e uma Exposição de bicicletas antigas, no Parque de Eventos de Pomerode. O local terá estandes de empresas parceiras e venda de produtos, como roupas, acessórios de bike, óculos, jantar de massas no sábado e almoço típico alemão no domingo, ambos abertos ao público, chopes e cervejas artesanais e pacotes de turismo envolvendo o esporte. Já a exposição conta com cerca de 30 bicicletas antigas. O horário de funcionamento no sábado será das 14h às 22h e no domingo das 7h às 19h.

Programação
Sábado (11/4):
14h às 19h: Entrega dos kits (Pavilhão de Eventos de Pomerode)
17h: Bate-papo com Treinador Paulo Eduardo com tema Estratégia de Prova e Percepção de esforço
19h: Congresso técnico e apresentação do Grupo Folclórico
20h: Jantar de massas, aberto ao público

Domingo (12/4):
6h: Café da manhã para atletas e acompanhantes
6h30min às 7h30min: Entrega dos kits (Pavilhão de Eventos de Pomerode)
8h: Largada da categoria Pró
8h30min: Largada da categoria Sport
8h45min: Saída do Cicloturismo (acompanhamento de três ou quatro guias)
11h às 15h: almoço típico, aberto ao público
15h: Premiação (realizada após a chegada dos cinco primeiros colocados em todas as categorias).

Texto: Camile Magalhães / Oficina das Palavras

Nenhum comentário: