terça-feira, 6 de setembro de 2016

Pomerode receberá uma estação hidrológica

No próximo dia 18 de setembro, através de Acordo de Cooperação Técnica e  de Termo de Cessão de Uso do Espaço, será instalada na Rua Castelo Branco (ponte) uma estação hidrológica com a finalidade de obtenção de dados, além do compartilhamento de informações, com a finalidade de propiciar ações de monitoramento e a elaboração de alerta de risco de desastres naturais em áreas monitoradas, contribuindo para ações preventivas da defesa civil municipal e, consequentemente, minimizar o número de vítimas e os danos materiais decorrentes de desastres naturais.
O CEMADEN é um órgão integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, vem, desde a sua criação, em 2011, buscando a consolidação do Sistema Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, em parceria com várias instituições, através da implementação de uma rede de instrumentos meteorológicos, hidrológicos e geotécnicos inovadores. Atualmente, o CEMADEN conta com uma rede da ordem de 5 mil plataformas de coleta de dados (PCDs) ambientais instalados em todas as regiões do País.
Como parte do esforço de aprimoramento contínuo, o CEMADEN está ampliando sua rede observacional hidrológica por meio da instalação de 150 novos equipamentos, adquiridos com recursos próprios, os quais se somarão a outras 112 estações instaladas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do País. Essas primeiras PCDs Hidrológicas Automáticas foram adquiridas por meio do Projeto “Desenvolvimento de sistema de previsão de enxurradas, inundações e movimentos de massa em encostas para prevenção de desastres naturais”, financiado pelo CNPq, e estão em operação desde 2014.
De 41 Municípios da Região Sul vistoriados pela empresa Água & Solo, contratada pelo CEMADEN para realização dos trabalhos de campo e de instalação dos equipamentos, 26 Municípios foram selecionados para a instalação de 27 PCDs Hidrológicas, equipamentos que se somarão às 17 PCDs Hidrológicas Automáticas já instaladas.
Essas estações estão sendo instaladas preferencialmente em pontes ou piers localizados em núcleos urbanos, tendo sido desenhadas para permitir uma rápida e fácil instalação. As PCDs Hidrológicas Automáticas monitoram nível das águas do rio, precipitação de chuva e incluem uma câmera, integrados ao datalogger de maneira a permitir registros fotográficos em tempo real da situação do rio. As informações geradas serão transmitidas por meio do uso das redes de telefonia celular.
O aumento da rede observacional de dados hidrológicos permitirá a melhoria da capacidade de monitoramento e emissão de alertas de riscos de natureza hidrológica.

Nenhum comentário: