quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Adventsmarkt começa sexta-feira em Pomerode


Na cidade mais alemã do Brasil, a cultura deixada pelos colonizadores faz parte do cotidiano de muitos moradores. No Natal não é diferente. E quem passar por Pomerode poderá ver de perto o resgate dessas tradições no Adventsmarkt, ou "Mercado de Advento", inspirado nos Mercados de Natal da Alemanha que anualmente atraem milhões pessoas de todo o mundo.
O evento inicia na sexta-feira (4/11) com um Desfile de Lanternas a partir das 20h. Com saída no Supermercado Mocam e chegada no Teatro Municipal, o desfile contará com 360 crianças, acompanhadas da Banda Municipal. “Organizado pela Secretaria de Educação de Pomerode, o Desfile de Lanternas simboliza que é possível trazer a luz para a escuridão, ajudar quem precisa, transformar. É um evento especial que antecede o Natal, em homenagem a São Martinho”, conta a integrante da comissão organizadora, Ivone Lemke.
O dia também marcará a chegada do Papai Noel. Aliás, o bom velhinho promete chamar a atenção de quem passar pelo Adventsmarkt, que segue até o dia 18 de dezembro, pois ele estará na pequena Alemanha com traje especial para encarar o Verão brasileiro, de bermuda e camiseta, recebendo as crianças em Português e em Alemão.
 
Atração inédita no Brasil
Outra atração que promete encantar o público é um Schwibbogen, ou "Arco de Natal Iluminado", de sete metros. A tradição data de 1740, na região de Erzgebirge, Alemanha. “A região era muito conhecida pelas suas montanhas de minério e trabalho nas minas. O arco simboliza a entrada da mina e as velas remetem a um grupo de mineiros caminhando com suas tochas, formando uma linha de luzes. Os moradores da região colocavam um Schwibbogen na janela para que, na neve e no escuro, as pessoas encontrassem o caminho de casa. Ter um Schwibbogen em casa significa que seus convidados são bem-vindos”, explica Gicele Correa, da comissão organizadora. Para decorar sua casa, será possível adquirir estas peças em diferentes tamanhos no Mercado de Natal, onde estarão expostos o trabalho dos artesãos locais.

 

A programação

A programação do Adventsmarkt foi montada para agradar toda a família, que pode conferir os bonecos quebra-nozes, pirâmide natalina com 10 metros de altura e presépio torneado em madeira, pinheiros decorados com bolas de vidro antigas, casinhas típicas, apresentações musicais e culturais e um parque de diversões. A culinária também estará presente, com o delicioso bolo doce chamado de Stollen e as bolachas pintadas à mão.  “O Adventsmarkt chega a Pomerode com o objetivo de valorizar os elementos culturais da família alemã, além de envolver a comunidade de forma bastante participativa”, destaca Ivone Lemke.

O Adventsmarkt é uma realização da Fundação Cultural, com apoio da Acip e Avip e patrocínio da Kyly, Calesita e Câmara de Vereadores. 
Acompanhe todos os detalhes na página no Facebook e no site www.vemprapomerode.com.br.
 
Programação Cultural Adventsmarkt
Abertura – Dia 4/11
20h – Desfile de Lanternas – da Rua Hermann Weege até o Teatro Municipal. Participação da Banda Municipal Die Originale Rega Bläser e do Papai Noel.
20h30min - abertura oficial no Teatro Municipal
 
Dia 5/11
20h30min – Canção encenada no dialeto “Platt Deutsch” 
 
Dia 11/11
19h30min – Kinder Txai e Grupo de  Musicalização da Associação Cultural Musical Txai – Procissão Sant Martin Flautas e Lanterninhas 
 
Dia 12/11
19h – apresentação do Grupo Folclórico Alpino Germânico
20h – Concerto da Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser 
 
Dia 13/11
19h – Grupo Folclórico Pomerano
 
Dia 14/11
19h – Grupo Folclórico Alpen Bach 
19h30min – Grupo Percussão da Associação Cultural Musical TXAI – Instrumental e Corporal
 
Dia 15/11
20h – Coral Scar
Criado em 1974, o Coral se tornou um dos grupos vocais mais atuantes do canto em Santa Catarina. Atualmente com 41 componentes, passa por um processo anual de busca de novas vozes, renovando seus componentes de forma constante e gradual. Integrando o Coral do Femusc, protagonizou um dos momentos mais emocionantes da história da Scar, a apresentação da Ópera Carmina Burana, no Femusc 2015.
 
Dia 18/11
20h – Concerto da Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser 
 
Dia 20/11
19:30 – Grupo de Cordas – Alunos Escola Centro Cultural
20h – Banda Marcial Municipal de Jaraguá do Sul
A Banda Marcial Municipal de Jaraguá do Sul foi fundada em 1994, pela então Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e pela Fundação Cultural. O objetivo foi implantar na Escola Municipal Luiz Gonzaga Ayroso, da comunidade Jaraguá 84, a Banda como possibilidade de uma formação cultural para alunos através da música, proporcionando uma consciência social e a elevação da autoestima em uma comunidade com altos índices de vulnerabilidade social.
 
Dia 17/12
20h – Natal no Vale – Concerto Erudito de Músicas Natalinas 
Nele, serão executadas peças instrumentais e formações instrumentais variadas; piano e violino, piano solo, duetos, voz solo e serão cantadas músicas tradicionais de diversos países, cada uma em seu idioma original.
 
Finais de Semana do Advento  - Teatro Municipal 
Dia 4/12/2016 – 2º Domingo do Advento – 19h 
Coral Amigos 
Coral Esperança
 
Dia 11/12/2016 – 3º Domingo do Advento – 19h
Cantores da Esperança 
Igreja Apóstolo Paulo - Pomerode Fundos 
 
Dia 18/12/2016 – 4º Domingo do Advento – 19h
Coral da Paz
Grupo Txai

Nenhum comentário: