sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

29 de Janeiro - Dia do Jornalista (Texto: Como tratar um jornalista)

Dia 29 de Janeiro foi o Dia do Jornalista, recebi um texto muito legal de como "deveríamos" ser tratados...

Dia 29 de janeiro é Dia do Jornalista. A exemplo de outras categorias profissionais, como médicos, enfermeiros e motoristas, usa-se a data do padroeiro da profissão, São Francisco de Sales (bispo e doutor da Igreja
Católica) para homenagear os profissionais do jornalismo.

Mas quem são esses nobres aliados da sociedade? Repórteres, editores, repórteres-fotográficos, assessores de imprensa, chefes de redação e focas que ganham o pão de cada dia levantando informações, analisando-as,
mastigando-as e registrando-as para que você, leitor, esteja sempre bem-informado?

Aproveito, então, a oportunidade para arriscar qual seria o melhor presente que ele ou ela (freqüentemente ela) pode ganhar de você neste dia 29 de janeiro: um tratamento digno! Não custa nada, e o maior beneficiado
disso pode ser você próprio. Mas como dar a um jornalista um tratamento
digno?

Você pode começar por se preparar para a entrevista que o jornalista
pediu a você. Pergunte a ele qual pauta ele tem a cumprir e pare alguns minutos para listar três pontos centrais da mensagem que você tem a dizer. Tenha sempre uma novidade para contar e evidências e exemplos concretos para sustentar o que diz.

Conte sempre a verdade, por mais dura que seja, e assuma a responsabilidade por seus atos. Jornalistas tendem a desenvolver um mecanismo interno de detecção de mentiras e, além disso, a experiência os ensina a sempre checar as informações antes de publicá-las.

Responda pacientemente a questionamentos que você possa achar estúpidos ou óbvios. Boas notícias e reportagens nascem de um bom trabalho de planejamento e pesquisa. Mas não espere que o jornalista
saiba mais do que você sobre o seu domínio de conhecimento. Faz parte do trabalho do jornalista traduzir depoimentos mais ou menos técnicos em mensagens simples e atraentes para um público que, freqüentemente, nunca ouviu falar de você ou do seu trabalho.

Procure estar disponível para complementar mais tarde a informação dada por você ou tirar alguma dúvida do jornalista. Ele pode precisar disso quando estiver finalizando o trabalho em questão. Mas nunca peça para ver o produto final antes de ele ser publicado.

Observe que nem todos os jornalistas são éticos e honestos, como em
qualquer categoria profissional. Mas gaste as suas energias criando pontes com os bons profissionais. A longo prazo, o que importa para você é ser convidado para outras entrevistas e aumentar a sua participação na mídia.

Em suma, procure ser agradável com o jornalista. Se a sua empresa tem
clientes, lembre-se de que o profissional da imprensa deve ser tratado como um potencial cliente que, satisfeito, vai transmitir a boa imagem que teve de você a outras pessoas.

Meus sinceros parabéns a todos os profissionais de Norte a Sul do Brasil
e além-mar que contribuem a cada dia para o crescimento da liberdade de imprensa, para a defesa dos direitos e o bem-estar da sociedade.

(Diz tudo!)


Um comentário:

Anônimo disse...

necessario verificar:)