quinta-feira, 24 de setembro de 2009

24 de setembro: sociedade mobilizada para combater a violência e a exploração sexual infantojuvenil

No dia 24 de setembro, "Dia Estadual de Mobilização Pelo Fim da Violência e da Exploração Sexual Infanto-Juvenil", atividades para marcar a data estão sendo realizadas em diversas cidades catarinenses. No intuito de colaborar com informações e dicas sobre prevenção, como agir frente aos casos e como denunciar, o Ministério Público também lançou nesta data o "Portal de Combate à Violência Sexual Infantojuvenil", um site elaborado pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ).

Também para orientar a sociedade, 1,2 milhão de folders, 150 mil cartazes e 300 outdoors começaram a ser distribuídos pelo Estado no dia 24 de setembro. O material contêm informações sobre como prevenir a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes e também ensina como denunciar casos, divulgando o disque denúncia nacional que pode ser acessado pelo telefone 100, de forma gratuita e anônima.

No Estado, o Programa Sentinela atendeu a 28 mil casos em 2007 e 2008, e estimativas apontam que isso pode representar apenas 10% do total de ocorrências. Passeatas, distribuição de folders, atividades de redação e desenho nas escolas, blitze educativas, apresentações artísticas, palestras e outras atividades culturais também abordam o tema no dia 24 de setembro, com foco na prevenção e na denúncia, e envolvem estudantes, educadores, profissionais que atuam com crianças e adolescentes e a comunidade.

A organização da mobilização e a produção de materiais informativos são iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina e do Fórum Catarinense Pelo Fim da Violência e da Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Diversos parceiros também contribuíram com o custeio dos materiais ou prestaram apoio para a organização das mobilizações, como o Governo do Estado, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, o Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe/SC), Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e empresas da iniciativa privada como a D'Araújo Comunicação, que elaborou a arte gráfica dos impressos.

Além da distribuição de materiais à população no dia 24 de setembro, os folders e cartazes também estão sendo encaminhados para as Promotorias de Justiça que atuam na área da infância, Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e outros órgãos e entidades que atuam na proteção infantojuvenil ou trabalham com crianças e adolescentes.

  • Veja a PROGRAMAÇÃO de mobilizações para lembrar o dia 24 de setembro
  • Acesse os DADOS sobre abuso e violência sexual infantojuvenil em Santa Catarina
  • Conheça os PARCEIROS das iniciativas para mobilizar a sociedade para a data


Data: 24/09/2009
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Nenhum comentário: