sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Greve dos funcionários dos bancos





As agências do Banco do Brasil BESC/BB e Caixa Econômica estão fechadas em virtude da greve dos funcionários.
Segundo os funcionários as agências só abrirão depois de acordo salarial.

Os caixas eletrônicos funcionam normalmente, apenas depósitos não serão aceitos durante a greve.


A proposta apresentada pelos bancos na rodada de negociação com o Comando Nacional realizada na quinta, de 4,5%, está bem aquém do índice de 10% (sendo 5% de aumento real) reivindicado pelos trabalhadores e repõe apenas a inflação do período. Além disso, os bancos querem pagar uma PLR (Participação nos Lucros e Resultados) inferior à do ano passado: 1,5 salário para o conjunto dos bancários, limitado a R$ 10 mil e a 4% do lucro líquido do banco, o que acontecer primeiro, mais valor adicional de 1,5% do lucro líquido, com teto de R$ 1.500.

A proposta também não contempla outras reivindicações da categoria, como valorização dos pisos salariais, não garante emprego, nem auxílio-educação, nem extensão de benefícios aos bancários afastados por doença. Os bancos também querem reduzir o auxílio-creche/babá de 83 para 71 meses.

Os únicos avanços foram em relação à ampliação da licença-maternidade de 180 dias e a isonomia de tratamento para homoafetivos, com a possibilidade de incluir parceiros do mesmo sexo nos planos de saúde. Os bancos também prometeram o agendamento de reuniões das comissões bipartites de saúde e de segurança.

A Fenaban reafirmou o programa de reabilitação profissional e uma política de prevenção de conflitos no ambiente de trabalho, cuja redação não atende as reivindicações dos bancários. Os banqueiros reiteraram também a proposta de alteração da cláusula de estabilidade pré-aposentadoria, a exemplo do ano passado, o que é inaceitável.

Os bancos aceitam, contudo, a inclusão de uma cláusula na convenção coletiva sobre o programa de valorização da diversidade, mas não entregou a sua redação.

Fonte: Sindicato dos bancários de Santa Catarina.

Nenhum comentário: