terça-feira, 20 de abril de 2010

Protesto contra puxada de cavalos termina em violenta agressão

Um protesto pacífico contra a puxada de cavalos terminou em agressão a pedras, ovos podres e pauladas neste domingo à tarde, na localidade de Ribeirão Souto, em Pomerode. Vinte e quatro manifestantes das ONGs Aprablu, Ama Bichos, Ecosul e Oba Floripa ficaram feridos no confronto com os organizadores e participantes da puxada.

A presidente da Aprablu, Bárbara Lebrecht, foi empurrada e fraturou o fêmur. Outras duas manifestantes foram feridas na cabeça, uma delas com traumatismo craniano. As duas estão O cinegrafista da TVBV Luiz Deluca, 25 anos, foi agredido com paus e pedras pelo corpo e teve o equipamento destruído.

Era pouco mais de 14h quando iniciava a quinta rodada da puxada de cavalos, na arena improvisada em terreno próximo ao Clube de Caça e Tiro Germano Tiedt. O evento, organizado pelo Clube do Cavalo, reunia 25 participantes, 60 animais e era assistido por cerca de 200 pessoas.
A Prefeitura de Pomerode incentiva o evento com patrolamento do terreno usado na puxada e no empréstimo de toldos. Além da inclusão em seu calendário de eventos. A secretaria de Turismo não divulga oficialmente, mas consta do calendário.
O funcionário da prefeitura e coordenador da Defesa Civil do município, Ademar Marquardt, tentou impedir o atendimento a uma manifestante ferida. O socorrista do SAMU, Gilberto Henchel, que se encontrava no local com equipamento de primeiros socorros, fez o atendimento emergencial. O conhecido "Maluzinho" afirmava que ele não poderia fazer o atendimento pois encontrava-se sem o fardamento do SAMU.

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados, mas chegaram cerca de 15 minutos após o protesto, apesar dos manifestantes terem pedido, via ofício, que houvesse ronda no local. Os manifestantes foram à delegacia registrar boletim de ocorrência e exames de corpo delito.

As pessoas que protestavam criticavam o uso dos cavalos em provas, cujo objetivo é medir a força do animal, arrastando sacos de areia de até 2 toneladas por uma distância de 10 metros.
Luta que a AMA Bichos tem a cerca de 4 anos, por acreditar que a prática não é tradição, já que ocorre em Pomerode a poucos anos. E configura maltrato.

Um comentário:

João disse...

Governantes omissos colocaram Pomerode em Coma. Se o propósito era de espantar o turismo; frear o crescimento; e tornar-se a Cidade da tortura, sem dúvida atingiram as metas. Acertaram na " mosca". Com índice de analfabetismo zero, invejável no país, e o índice de suicídio juvenil,(crianças vendo seus pais torturando seus animais)é compreensível. Sem dúvidas, parte expressiva de governados e governantes, estão merecendo atenção psiquiátrica. A agressão às mulheres - maioria mães,avós, sem motivo algum, fica provado se tratar de pessoas mentalmente desequilibradas.Concluindo, " A falta de moral, a falta de vergonha, a falta de vontade, e todas as faltas que levam ao mal, se resumem numa falta só: falta de DEUS " J.Wanka, 61a.,adv.,com tristeza e vergonha de ser Catarinense.