segunda-feira, 15 de junho de 2015

Terça-feira deve registrar a madrugada mais fria do ano em Santa Catarina


Depois de uma segunda-feira gelada, com temperatura de -1,4ºC e sensação térmica de -20ºC em Urupema, Santa Catarina vê o frio se intensificar em todas as regiões nesta terça. Sob efeito da massa de ar polar mais forte do ano no Estado, os termômetros devem marcar entre -6 e -8ºC na Serra, no que promete ser a madrugada mais fria de 2015 até agora.

Meio-Oeste e Planalto Norte também podem ter temperaturas negativas. Mas o outono com cara de inverno não passa de quarta-feira, conforme a meteorologia, que indica um frio ameno e a volta de pancadas de chuva para a semana.

Com a massa de ar polar totalmente "estacionada" em SC, a madrugada de terça será o período com temperaturas mais baixas e possibilidade de geada em algumas cidades serranas. A área mais quente será o Litoral Norte, onde o "calor" terá mínimas abaixo dos 10ºC e máximas na casa dos 17ºC.

— Nas outras regiões, as mínimas não passam de 5ºC. Mas a sensação térmica não será tão baixa quanto segunda-feira, porque teremos menos vento — explica a meteorologista da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues.

Como esse ar polar é seco, o sol aparece com pouquíssimas nuvens em todas as regiões e as temperaturas ficam agradáveis no período da tarde. A quarta-feira ainda terá um amanhecer gelado, concentrado principalmente nas regiões da Serra e Meio-Oeste. Na madrugada e durante a quinta-feira quem volta a aparecer é a chuva, mas com menos intensidade do que na semana passada.

— Quarta à noite já pode chover em algumas cidades perto do Rio Grande do Sul e na quinta se espalha por SC, mas não é nada alarmante — adianta a técnica em meteorologia do Grupo RBS, Bianca Pereira de Souza.

E para quem já quer programar o fim de semana, as temperaturas devem voltar a cair no sábado e domingo, com a instabilidade predominando no Estado.



Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário: