sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Outubro Rosa busca disseminar a informação sobre o câncer de mama











A campanha de conscientização contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, é realizada por diversos entidades, no mês de outubro, e dirigida à sociedade, em especial às mulheres. Entre os temas do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa. Durante o período, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo.

Prevenção

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para a autoapalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque.

De acordo com o instituto, há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.

Detecção precoce
É importante que as mulheres, independentemente da idade,  conheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que a mulher faça exames de rotina de acordo com a sua idade. Esses exames podem ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. No Brasil, as orientações para detecção precoce do câncer de mama são:

Mulheres de 40 a 49 anos
Realizar o exame clínico das mamas anualmente.

Mulheres de 50 a 69 anos
Realizar exame clínico das mamas anualmente e mamografia a cada dois anos.

Mulheres com risco elevado para câncer de mama (caso na família de câncer de mama masculino; ter parente de primeiro grau [mãe, irmã, filha] que teve câncer de mama antes dos 50 anos; parente com câncer de mama bilateral (nas duas mamas) ou no ovário, em qualquer idade)
Conversar com o seu médico para avaliação do risco e decidir a conduta a ser adotada.
Quais os benefícios e riscos da mamografia?
Antes dos 50 anos, as mamas são mais firmes e têm menos gordura (mamas densas), o que torna a mamografia limitada para identificar alterações. Por este motivo, quando o exame é realizado antes da faixa etária recomendada, pode trazer alguns riscos.


Em Pomerode busque informação e faça o preventivo na Rede Feminina de Combate ao Câncer. Rua XV de Novembro, 644, em frente a Praça Jorge Lacerda. 
Telefone: 473387-5636.
A Secretaria de Saúde de Pomerode aproveita o mês de outubro, conhecido pela Campanha Outubro Rosa, para realizar um intensivo de exames preventivos do câncer de colo de útero e mama, na semana de 19 a 23 de outubro, com a intenção de realizar, aproximadamente 400 análises nesta semana. 

Neste mês, os agentes comunitários de saúde terão importante papel de orientar as mulheres nas residências para que compareçam nas Unidades Básicas de Saúde para realizarem o exame preventivo.  Quem for às unidades de saúde a partir desta quinta-feira (01/10) perceberá que os postos estão decorados para lembrar a importância da prevenção do câncer do colo de útero e diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Acompanhe a campanha em Pomerode e participe.



Nenhum comentário: