terça-feira, 14 de junho de 2016

Gilmar Knaesel é preso em Florianópolis

A DEIC (Diretoria Estadual de Investigações Criminais) continua cumprindo mandados judiciais na manhã desta terça-feira (14) na Grande Florianópolis. Na noite de ontem, os agentes prenderam o ex-deputado estadual e ex-secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina Gilmar Knaesel, sob a acusação de desvio e irregularidades de subvenções sociais.

Além de Knaesel, outras três pessoas foram presas, Leandro Laércio de Souza, Lilian Cristina de Oliveira e Edicio Gambeta. Até o final desta manhã, o número de indiciados já havia chegado a 13, além dos mandados de prisão preventiva contra cinco pessoas. O ex-assessor parlamentar de Knaesel, Arlindo Cleber Correa está foragido.

A investigação inclui cerca de seis ONGs (Organização Não-Governamentais) de Biguaçu, que recebiam verba para promover torneios esportivos e eventos musicais, que não eram realizados – a apuração do valor desviado chega a R$ 551 mil. Um servidor público com cargo comissionado também estava envolvido no esquema.

A operação foi denominada de Bola Murcha e está sob a responsabilidade do delegado da DEIC, Walter Watanabe. Novos esclarecimentos sobre a prisão de Knaesel e dos demais envolvidos estão sendo repassados em uma coletiva de imprensa, que começou às 10h30.

Gilmar Knaesel tem 59 anos e foi deputado estadual entre 1991 e 2014 e presidente da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) de 1999 a 2000. Ele também foi secretário de Turismo, Cultura e Esporte no governo de Luiz Henrique da Silveira e atualmente integra a Executiva estadual do PSDB.

PSDB afirma que confia em Knaesel

Após a prisão de Knaesel, o PSDB de Santa Catarina emitiu nota oficial no final da manhã desta terça-feira afirmando que “mantém sua irrestrita confiança” na honestidade dos atos do ex-deputado. O presidente estadual do partido, deputado Marcos Vieira, disse ainda que até o momento não teve acesso aos autos do processo que levaram à prisão de Knaesel.

O PSDB/SC afirmou que, assim como o advogado do ex-deputado, Marlon Charles Bertol, aguardam manifestação judicial para ter acesso ao processo referente à prisão, que deve ser liberado no final desta tarde.

Fonte: Diário Catarinense
*Com informações do repórter Colombo Souza

Nenhum comentário: