terça-feira, 29 de setembro de 2009

Alunos e comunidade coletam 750 kg de resíduos


Sábado (26) foi realizada a limpeza do Rio do Testo que abastece a maior parte da cidade, em comemoração à Semana da Água ocorrida este ano entre os dias 21 e 26 de setembro. Os alunos da EBM Dr. Amadeu da Luz, em conjunto com os professores e a comunidade coletaram cerca de 750 kg de resíduos encontrados nas margens e no Rio.

Este é o 4° ano consecutivo que a atividade é realizada através da escola. O prefeito Paulo Maurício Pizzolatti, que também participou da ação declarou que todo o município tem a ganhar com uma ação como esta e que é uma atividade de extrema importância no local em que foi realizada.

Na ocasião foram ministradas duas palestras: a primeira sobre a importância do reaproveitamento dos materiais orgânicos que iriam ser lançados no lixo, aumentando assim a quantidade de materiais depositados no Aterro Sanitário. A outra foi uma retrospectiva do trabalho realizado durante os três anos de limpeza neste trajeto do Rio que alcançou uma extensão de 25km, percorrendo o Ribeirão Gustman (Canudos), Morro do Schmidt, Ribeirão Domingos e Ribeirão Carolina.

Em 2006, 83 pessoas participaram da atividade e cerca de 5 ton de materiais foram recolhidas. No ano 2007, 64 pessoas se reuniram para coletar 1,5ton e no ano passado, foram recolhidos 85 kg com a solidariedade de 86 pessoas. No sábado foram doadas 100 mudas pela empresa KRV, brindes foram sorteados aos participantes, incluindo três bicicletas doadas pela Cativa. Os alunos também receberam luvas e sacos de lixo para participar da ação.

“O Projeto iniciado pela Epagri tem o objetivo de fazer de Testo Alto uma referência de qualidade de vida no município, incentivando as outras escolas a praticaram essas ações em prol do meio ambiente”, declarou o presidente da Associação das Microbacias de Testo Alto, Paulo Afonso Schmitz. A ação é uma parceria entre o projeto Microbacias coordenado pela Epagri, Prefeitura Municipal de Pomerode e Associação de Pais e Professores (APP) da EBM Dr. Amadeu da Luz.

Um comentário:

Cachorro Louco disse...

É maravilhoso ver as pessoas fazendo a limpeza do rio.Se fizessem isso em São Paulo morreriam todos de infecção generalizada.
Abraços