terça-feira, 20 de abril de 2010

A selvageria dos homens





Envolta no corpo, a faixa de protesto contra a puxada de cavalos era o único escudo que protegia Heike Weege de uma chuva de ovos e pedras. Em vão. Sob gritos de incentivo da plateia, cerca de 30 participantes da puxada partiram para cima dos 14 manifestantes que criticavam a promoção do evento. A haste da faixa virou a própria arma com que Heike foi agredida nos braços, aos gritos de súplica para que parassem. Com a câmera fotográfica na mão, a presidente da Associação de Proteção aos Animais de Blumenau (Aprablu), Bárbara Lebrecht, não conseguia decidir se corria ou ajudava a companheira, quando foi empurrada. Caiu e fraturou o fêmur. Ela está internada no Hospital Santa Catarina. Ao mesmo tempo, Patrícia Luz, internada no Santa Isabel, se desesperava com o sangue que descia pelo rosto, ao ter a testa perfurada.

Sem reação, os manifestantes procuravam entrar nos automóveis e fugir da legião que, aos gritos, tentava expulsá-los do local, quando um caminhão e uma comitiva de motos tentaram bloquear a saída da rua. Qualquer um que estivesse por perto tornava-se alvo das agressões. Cinegrafista da TVBV, Luiz Deluca se protegia nos muros de uma casa para fugir dos socos e tapas que levava de três homens. Quando lhe ofereceram carona, ele soltou a câmera e correu para o carro. Na fuga, quase foi atingido nas costas pelo equipamento, que se destruiu ao cair no chão.

A selvageria foi a resposta ao protesto que começara pacificamente cinco minutos antes, em frente a um terreno da Rua Ribeirão Souto, que servia de arena improvisada para a puxada de cavalos. Integrantes da Aprablu, da Associação dos Melhores Amigos dos Bichos (AMA Bichos), da Oba Floripa e da Ecosul criticavam o uso de cavalos em provas que medem a força. Os animais são forçados a arrastar sacos de areia de até 2 toneladas sobre um arado por 10 metros em uma pista de terra. Desde a manhã, quando os primeiros participantes chegaram, os manifestantes estenderam faixas e cartazes com inscrições de repúdio.

Antes da reação, o clima era tranquilo. Mesmo com o sol forte perto das 13h, 200 pessoas – entre agricultores, empresários e famílias inteiras – disputavam o melhor lugar à sombra para assitir à quinta rodada do evento, organizado pelo Clube do Cavalo. Havia 25 participantes de Pomerode e oito municípios vizinhos, que levaram 60 animais para a disputa de força e resistência.

Redação: cristian.weiss@santa.com.br


3 comentários:

João disse...

Os Brasileiros íntegros exigem a imediata Extirpação do país, de todas " pseudas tradições " que maltratam os animais: PUXADAS, TOURADAS, FARRA DO BOI,RINHAS, RODEIOS,com propósito de melhorar a terra para esta e próximas gerações.J.Wanka,61a.,adv.,com tristeza e vergonha de ser Catarinense.

João disse...

" Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo de um animal. E, nesse dia, todo o crime contra um animal será um crime contra a humanidade.
LEONARDO DA VINCI"
" Os animais, como o homem, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento CHARLES DARWIN "

" Ao estudar as características e a índole dos animais, encontrei um resultado humilhante para mim.MARK TWAIN"

" O cão é a virtude que, impedida de tomar forma humana, fez-se animal.VICTOR HUGO"

" Só quem teve um cão sabe o que é ser amado. FRIEDRICH NIETZSCHE "

" Os animais dividem conosco o privilégio de terem uma alma. PITÁGORAS "

" Os animais foram criados pela mesma mão caridosa de Deus que nos criou..é nosso dever protegê-los e promover o seu bem estar. MADRE TERESA "

" Acredito que os cães podem falar, mas para não se envolverem nas mazelas humanas, preferem latir. VICTOR HUGO "

" Não te envergonhes se, às vezes os animais estão mais próximos de ti do que as pessoas. Eles também são teus irmãos. SÃO FRANCISCO DE ASSIS "

" Quando o homem sentir piedade de todas as criaturas vivas, só então, será nobre.BUDA "

" Maltratar animais é demonstrar covardia e ignorância. LEON TOLSTOI "

" Quanto mais conheço os homens, mas estimo os animais. ALEXANDRE HERCULANO "

" A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter e pode ser seguramente afirmado que, quem é cruel com os animais,não pode ser um bom homem.ARTHUR SCHOPENHAUER "

" Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante. ALBERT SCHWEITZER "

" Economiza as lágrimas de teus filhos a fim de que possam com elas regar teu túmulo "" Educai os meninos e não será preciso castigar os homens. PITÁGORAS "

" Se desejas um mundo melhor,recuse privilégios, pois o que possa ser legal, pode ser Imoral. J.WANKA "

Anônimo disse...

Bando de vagabundo. Batem em mulheres se escondem atrás de políticos.